Página inicial > São Borja > Cena Queer recebe recursos da Lei Paulo Gustavo para a realização da II Edição
Notícias São Borja

Cena Queer recebe recursos da Lei Paulo Gustavo para a realização da II Edição

Publicado em Quinta, 07 de Março de 2024, 13h37 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Na noite da última segunda-feira (04/03), aconteceu o ato de assinatura da homologação de projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de São Borja. Nesta sessão, o evento “Cena Queer: quando o mundo se movimenta” foi contemplado com o valor de R$10 mil para a realização de uma segunda edição.

cenaqueerpaulogustavo2024

Foto: Ato de assinatura de projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo acontece na Câmara de Vereadores de São Borja

Com o objetivo de celebrar a cultura queer local, o evento busca ser um espaço de expressão e representatividade para a comunidade LGBTQIAPN+ do município. Produzido a partir do componente curricular Eventos, Cerimonial e Protocolo do Curso de Relações Públicas da Unipampa - Campus São Borja, a I edição do evento contou com apoio do Instituto Federal Farroupilha, NUGEDIS (Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual) e do Curso de Tecnologia em Gastronomia.

Os recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo serão utilizados para fortalecer e expandir o trabalho idealizado em 2023 pelos discentes Antônio Kanaan, Cassiano Battisti, Flávia Ortiz, Gabriel de Oliveira, Karen Alves, Kauany Mantelli, Priscila Miranda, Thalia Ferreira e o também estagiário de assessoria de comunicação do IFFar - Campus São Borja, Victor Salcedo,  sob a orientação do Prof. Paulo Júnior.

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19. O município de São Borja foi contemplado com R$530 mil para incentivo à Cultura, com 56 projetos inscritos, totalizando mais de R$900 mil em valores de propostas junto à SEMCTEL (Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer).

São Borja possui o campus com maior representatividade LGBTQIAPN+ do Instituto Federal Farroupilha

Em pesquisa realizada com aproximadamente 8 mil estudantes do Instituto Federal Farroupilha, 14,5% declararam não se encaixar na cis-heteronormatividade. Os dados divulgados pela Coordenação de Ações Afirmativas do IFFar (CAA), em junho de 2023, também demonstram que o campus São Borja é o que possui maior representatividade LGBTQIAPN+ de todos os 12 campi do IFFar, com 21% dos alunos se reconhecendo como lésbicas, gays, bissexuais, assexuais ou pansexuais.

bandeiralgbtcsb2024

Foto: 21% dos alunos do campus São Borja se conhecem como LGBTQIAPN+ /Henrique Kunzler

Prof. Carol Pinheiro, coordenadora do Curso Técnico em Eventos Integrado e do NUGEDIS, declara entusiasmo pela realização de uma segunda edição: “Vai ser um prazer receber o Cena Queer no Instituto Federal Farroupilha! É com compromisso e responsabilidade que a gente quer que a diversidade reconheça que tem um lugar para exercer, que possamos mostrar toda a força, toda a cor e toda criatividade que tem presente na nossa instituição, como isso muda o nosso entorno e como isso deixa nossas relações mais ricas.”

Previsto para acontecer em junho, no Mês do Orgulho, os corredores do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja serão palco principal para a cultura LGBTQIAPN+. Para saber mais informações sobre a segunda edição do evento, acompanhe o perfil oficial @cena.queer no Instagram.