Página inicial > São Borja > Nugedis lança página sobre Diversidade e Gênero no Facebook
Notícias São Borja

Nugedis lança página sobre Diversidade e Gênero no Facebook

Publicado em Terça, 26 de Setembro de 2017, 10h20 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Página em rede social do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis) do IFFar – Campus São Borja traz conteúdos semanais sobre a temática. Ideia é levar discussões para fora do ambiente escolar utilizando linguagem familiar aos jovens.

nugedis

Imagem: vídeo produzido pelo Nugedis de São Borja publicado na última quinta-feira - psicóloga fala sobre polêmica em torno da "Cura Gay"

A página do Nugedis do campus São Borja no Facebook traz dois tipos de conteúdos semanais. A Dica de Segunda, publicada todas as segundas-feiras, traz dicas de livros, filmes, séries, músicas e artigos com temas relacionados a gênero e diversidade sexual.

A dica publicada na semana passada foi a série The Handmaid’s Tale, baseado no livro O Conto da Aia. A série mostra um futuro distópico onde os Estados Unidos são governados por um grupo fundamentalista religioso que aboliu todos os direitos das mulheres.

Já o Bafo de Quinta, publicado todas as quintas-feiras, traz a discussão de temas atuais e polêmicos, que são considerados tabus na sociedade brasileira, relativos a gênero e diversidade sexual. O Bafo de Quinta será publicado em formato de vídeo duas vezes ao mês, e em texto nas demais semanas.

Na última quinta-feira (21), o tema em questão foi a polêmica em torno da chamada “Cura Gay”. O assunto virou discussão nas redes sociais após um juiz ter autorizado psicólogos a oferecerem tratamentos de reorientação sexual, contrariando definições da Organização Mundial da Saúde e do Conselho Federal de Psicologia.

nugedisbanner

Imagem: pubicação da página do Nugedis no Facebook explica seus objetivos

Contexto atual reforça necessidade de abordar temáticas polêmicas

A professora do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja, Carolina Pinheiro, é membro do Nugedis e uma das responsáveis pela elaboração dos conteúdos da página. Ela explicou que a ideia de criar conteúdos em formatos mais adaptados para jovens, como os vídeos em redes sociais, veio da leitura de que cada vez mais os estudantes têm se informado a partir de conteúdos compartilhados nas redes.

“Pensamos a partir de coisas que estávamos vendo serem compartilhadas na internet – ‘alguém tem que avisar a gurizada que não é bem assim’”, explicou a professora Carolina Pinheiro. A partir disso, o Nugedis decidiu informar através de um meio que tem boa aceitação entre os jovens.

Carolina Pinheiro acredita que a instituição tem lidado bem com a abordagem destas temáticas, e que a criação dos Núcleos de Diversidade Sexual e Gênero em todos os campi do IF Farroupilha é um exemplo disso. No entanto, ela vê o crescimento de “uma onda conservadora” nas redes sociais, que tende a fazer uma leitura que não reconhece a riqueza da diversidade, valor que a instituição escolheu defender.

carolina

Imagem: professora Carolina Pinheiro, presidente do Nugedis de São Borja, apresenta o programa Bafo de Quinta

“As pessoas tem que entender que não são ações pessoais, mas de um Núcleo institucionalizado, e que a riqueza da humanidade é justamente as diferenças em que ela se alicerça”, defendeu Carolina Pinheiro.

Também estão a frente dos conteúdos publicados na página do Nugedis do Campus São Borja as professoras Bianca Bueno Ambrosini, Bárbara Valle e Aline Adams.

Secom

Salvar