Página inicial > São Borja > Projeto Docência Conectada será lançado no Campus São Borja
Notícias São Borja

Projeto Docência Conectada será lançado no Campus São Borja

Publicado em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 10h09 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Nesta sexta-feira (10), o IFFar - Campus São Borja promove a abertura do Projeto Docência Conectada: a humanização das tecnologias na formação de professores, no qual serão ministrados cursos de extensão com temáticas envolvendo as tecnologias aplicadas à educação.

bancodeimagens sãoborja

Foto: banco de imagens (Crédito: Thiago Ferrão)

Além dos professores da instituição, também são convidados a trabalhar no projeto alguns professores de universidades parceiras, como Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU), estimulando a integração para a realização de um evento científico que abranja os países da tríplice fronteira – Brasil, Uruguai e Argentina.

O propósito do projeto é impulsionar uma integração regional por meio da educação intercultural entre o Instituto Federal Farroupilha e as Instituições de Ensino dos países vizinhos, bem como incentivar o diálogo acerca das significações do uso das tecnologias na formação docente.

A ideia de oferecer cursos sobre novas tecnologias para docentes partiu de uma demanda da Câmara de Vereadores do município de Barra do Quaraí, que identificou a falta de aptidão dos professores na utilização de tecnologias em salas de aula. Neste vídeo, uma aluna do curso de Sistemas de Informação do campus São Borja explica em detalhes o projeto.

As atividades do Projeto Docência Conectada serão desenvolvidas em três unidades do IFFar e na Universidad del Trabajo del Uruguay.

Os interessados poderão participar, de forma gratuita, durante todos os dias do evento.

Acesse mais informações e faça a inscrição nos cursos neste link.

Confira a programação:

10/11/17 (IFFar – Campus São Borja)

Palestra de Lançamento

Manhã:

• Ser professor no contexto tecnológico: a aprendizagem como fio condutor.
  • Metodologias ativas em espaços de aprendizagem.

Noite:

• Realidade aumentada aplicada à educação.

11/11/17 (IFFar – Campus Uruguaiana)

Manhã:

• O professor-ator e as ferramentas para inovação e acessibilidade.

Tarde:

• Mídias digitais: aproximações com o espaço escolar.

24/11/17 (IFFar – POLO EAD Barra do Quaraí)

Manhã:

• TIC: múltiplos olhares formando rede de saberes.

Tarde:

• Prática em TIC e Lousa Digital.

25/11/17 (Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU) – Dpto. Artigas/Uruguai)

Manhã:

• Fluência digital: a inserção em ações pedagógicas.

Tarde:

• Tecnologia Assistiva: o uso de recursos como possibilidades de inclusão.