Página inicial > São Borja > Professor do curso de Turismo apresenta trabalho em Colóquio Internacional
Notícias São Borja

Professor do curso de Turismo apresenta trabalho em Colóquio Internacional

Publicado em Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 10h20 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Entre os dias 15 e 16 de novembro, na cidade de Dijon, na França, ocorreu o Colloque International Vin et Gastronomie, promovido e organizado pela Chaire Unesco em parceria com a Universidade de Borgonha. E o IFFar-Campus São Borja esteve representado no evento.

9662A167 F9F9 4322 8F65 A3D3411C7EAE

Imagem: professor Fabrício Barbosa ao lado de banner do trabalho/Foto-divulação Fabrício Barbosa

O professor Fabrício Silva Barbosa, docente do Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer, que já foi Coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, apresentou trabalho no Colóquio sobre pesquisas que vem realizando por ocasião da sua tese de doutorado.

O tema abordado foram as práticas de sustentabilidade implantadas por cooperativas do setor vitivinícola no estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Participaram como coautores do trabalho as pesquisadoras Cláudia Viviane Viegas (UNISINOS), Alessandra Santos dos Santos (UNICEUB) e o pesquisador Vander Valduga (UFPR).

De acordo com o professor Fabrício, a relação do trabalho com o Turismo emerge a partir das atividades de enoturismo que as empresas do segmento vitivinícola desenvolvem no estado do Rio Grande do Sul. Em especial as vinícolas cooperativas como a Vinícola Garibaldi. A sustentabilidade no setor vitivinícola tem emergido como fator de competitividade entre estas empresas.

"A minha tese visa investigar se e como as práticas de sustentabilidade fomentam a competitividade do enoturismo em regiões produtoras de vinhos do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa será realizada nas Regiões da Serra e na Região da Campanha para que então seja realizado um estudo comparativo. Este estudo contribui para o crescimento das pesquisas entre a Engenharia de Produção e o Turismo, assim como traz uma contribuição em nível gerencial para as empresas envolvidas", ressaltou.

Atualmente o professor Fabrício encontra-se em afastamento para qualificação, estando na fase final de seu curso de doutorado em Engenharia de Produção, na Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS).

Anexos: