Página inicial > São Borja > Pesquisa realizada no IFFar é apresentada em Congresso Ibero-Americano de Humanidades
Notícias São Borja

Publicado em Segunda, 04 de Junho de 2018, 15h56 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Entre os dias 22 a 25 de maio, a professora do IFFar-Campus São Borja, Tatiana Prevedello, participou do "III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e Democratização do Conhecimento na Ibero-America", realizado na UNESC, em Criciúma-SC, com a apresentação da pesquisa "Jovens imagens do urbano em São Borja (RS)", de autoria do Professor Victor Hugo Nedel de Oliveira (CAp-UFRGS/ PUCRS), colaborador externo do grupo de pesquisa "Pensamento em Ruptura e Educação no Contemporâneo" (IFFar-São Borja), orientada pela Professora Miriam Pires Corrêa de Lacerda (FEEVALE) e partipação da Professora Tatiana Prevedello.

O estudo foi desenvolvido a partir de dados coletados entre estudantes do IFFar-Campus de São Borja.

pesquisa tatiana

De modo geral, de acordo com os autores da pesquisa pode-se afirmar, em um grau inicial, que os jovens que participaram do estudo formam consideráveis percepções urbanas em sua cidade, na medida em que estão atentos para situações relevantes, como o turismo, a limpeza e os equipamentos urbanos presentes ou ausentes em seus espaços.

A pesquisa abordou a opinião dos estudantes sobre alguns aspectos da cidade de São Borja. Assim foram convidados a completar frases como “São Borja é...” ou ainda “São Borja não é...”. Também foram perguntados sobre qual seria a primeira palavra que lhes vinha à mente quando vissem algumas imagens relacionadas à temática urbana e outras perguntas diretas sobre a relação dos sujeitos com sua própria cidade. O estudo envolveu 82 estudantes configurando um grau de 98,8% de respondentes. Destes, 67,1% do sexo masculino, 30,5% do sexo feminino e 2,4% preferindo não responder sobre sua identidade de gênero.

Saiba sobre a pesquisa. Clique aqui!

Para o próximo semestre estão previstas duas apresentações em eventos internacionais do estudo desenvolvido pelo Professor Victor Hugo, a partir de dados coletados entre os estudantes do IFFar-campus de São Borja, sendo no "5º Congreso de Género y Sociedad", na Universidad Nacional de Córdoba, em Córdoba/Argentina, em Setembro, e na "8ª Conferencia Latinoamerica y Caribeña de Ciencias Sociales: las Luchas por la Igualdad, la Justiça Social y la Democracia em un Mundo Turbulendo", promovida pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales - CLACSO , que acontecerá em Buenos Aires, no mês de Novembro.