Página inicial > Santa Rosa > Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo propõem intervenções no Museu Municipal de Santa Rosa
Notícias Santa Rosa

Publicado em Terça, 10 de Julho de 2018, 17h19 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Os acadêmicos do 7º semestre do curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo apresentaram à comunidade, na manhã desta terça-feira (10), os resultados dos exercícios projetuais desenvolvidos na disciplina de Projetos Integrados III, sob orientação dos professores Manuela Ilha Silva e Valter Antônio Senger. Durante o semestre, os alunos exercitam a prática projetual em situações de intervenção arquitetônica em preexistências com interesse patrimonial. Nesta edição da disciplina, os alunos foram desafiados a propor alternativas que qualifiquem o espaço hoje utilizado pelo Museu Municipal de Santa Rosa na antiga estação férrea do centro da cidade. A edificação, datada de 1940, tem papel fundamental para o desenvolvimento da cidade e para a formatação da atual malha urbana.

As propostas buscaram contemplar as atividades já desenvolvidas no Museu, no entanto,agregando outros acervos importantes do Município, como aquele relacionado ao antigo Museu da Soja, por exemplo, assim como idealizando serviços estratégicos para gerar maior atratividade ao espaço, como cafés, workshops e espaços de lazer e convivência. Outro aspecto contemplado pelas propostas foi a valorização do acervo do Arquivo Histórico Municipal, rico em documentos que registram a história de Santa Rosa, especialmente fotografias, jornais e documentos da Administração Pública.

As atividades aconteceram no Museu Municipal de Santa Rosa e contaram, além da equipe de trabalho do Museu, com a presença de servidores da Secretaria de Desenvolvimento de Cultura e Esporte, do Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Rosa e representantes do Instituto Federal Farroupilha.