Página inicial > São Vicente do Sul > Estudantes do campus participam dos Jogos Escolares da Juventude
Notícias São Vicente do Sul

Estudantes do campus participam dos Jogos Escolares da Juventude

Publicado em Terça, 04 de Dezembro de 2018, 15h21 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

A aluna Adriele Petini e o aluno Darlan de Souza Kralik, do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul, participaram dos Jogos Escolares da Juventude, realizados de 12 a 25 de novembro, em Natal/RN. Ambos disputaram na categoria Sub 18, que abrange atletas de 15 a 17 anos, competindo com os/as melhores atletas do ranking nacional.

Realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os Jogos Escolares da Juventude são a maior competição estudantil do país, sendo uma grande oportunidade para a descoberta de talentos do esporte nacional. Para chegar nesta competição, Adriele e Darlan foram se classificando em todas etapas dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), além de confrontar os vencedores do Campeonato Estudantil (Cergs), que envolve todas as escolas particulares do Estado.

Darlan dardo

Darlan Kralik lançando dardo (em outra competição/2018)

Darlan, de 17 anos, participou em provas do lançamento de dardo e dos 400 metros. Ele começou a se interessar pelo dardo este ano, nas próprias aulas de educação física. Suas marcas foram boas logo de início e isso foi o estímulo para ele prosseguir treinando para sempre buscar superar sua melhor marca. “Cada competição que eu ia, era mais alegria e eu passando para a próxima fase”, relembra.

Em Natal, ele ficou em 10º lugar no dardo. Natural de Ibarama, Darlan conta que faz 3 meses e meio que ele não visita a família, pois “nos finais de semana em que o pessoal da minha cidade ia, eu estava em semana de competição, e não podia faltar; mas eu tenho me comunicado com eles por telefone e minha mãe está muito feliz com os resultados”.

Adriele disco

Adriele competindo em sua outra modalidade, disco (em outra competição/2018)

Adriele, de 17 anos, participou em provas do arremesso de peso e do lançamento de disco. Natural de São Pedro do Sul, ela teve contato com o atletismo em 2012 no ambiente escolar. Depois de um ano sem competir, ela retomou os treinos neste ano -  já como aluna do Campus SVS -  com a meta de ganhar a medalha dos Jergs. Mas sua disciplina com os treinos e dedicação no preparo físico foi aumentando seu desempenho e lhe trazendo mais chances.

No arremesso de peso, o índice para se classificar para os Jogos Escolares da Juventude era 12,34 metros e ela teve a marca de 12,69m. Em Natal, ela ficou em 4ºlugar no peso. Apesar disso e, mesmo que não tenha superado seu melhor índice, Adriele considera a experiência única: “eu sabia que o nível das meninas que eu ia encontrar lá seria alto e, por isso, aprendi muito”, conclui ela.

Contexto institucional:

Além do empenho de cada estudante-atleta, os resultados obtidos por alunos e alunas do IFFar em competições regionais e nacionais são consequência do investimento e da política de incentivo ao esporte que a instituição tem mantido nos últimos anos, como o aumento do número de professores de educação física e de iniciativas como o Bolsa-Atleta e a Política de Esporte e Lazer. O professor Haury Temp comenta que, após a participação nos Jogos Escolares da Juventude, “não é de se surpreender que venham muitos convites para nossos atletas”.