Página inicial > São Vicente do Sul > EJA Integrada: Campus e escolas de Cacequi e de São Vicente do Sul vão iniciar turmas
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Terça, 05 de Março de 2024, 15h48 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última semana, uma comitiva do Campus SVS esteve reunida com gestoras locais e representantes das escolas Dr. Ayres Cecconi (de São Vicente do Sul) e EMEF Déborah Krebs Conceição (de Cacequi), para estabelecer os ajustes administrativos e pedagógicos que darão início a 2 turmas do curso EJA EPT - Assistente administrativo, uma em cada município.

O Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (EJA Integrada) visa atender às necessidades educacionais de jovens, adultos e idosos que desejam concluir a educação básica (ensino fundamental e médio) enquanto têm a oportunidade de adquirir habilidades profissionais.

No IFFar, ele é desenvolvido desde 2022, sendo que a ampliação do número de turmas e municípios atendidos pelo programa foi uma operação empreendida no ano passado, através de acordos de cooperação técnica com 10 municípios do estado. A assinatura dos termos ocorreu no dia 28 de novembro, em Santa Maria, durante o Seminário EJA-EPT.

WhatsApp Image 2024 03 01 at 14.32.15

Em SVS, o encontro aconteceu nas dependências do IFFar, no dia 26 de fevereiro.

A equipe do Campus SVS foi composta por João Flávio Cogo de Carvalho, diretor de Ensino; Antônio Carlos Minussi Righes, coordenador pedagógico e de permanência do EJA-EPT; e Tatiana Rosa da Silva, assessora administrativa e pedagógica.

Em São Vicente do Sul (foto acima), a comitiva esteve reunida com Rosani kozorosky Palmeiro, secretária municipal de educação; Ana Paula Bayer, diretora da Escola Dr. Ayres Cecconi; e Iracema Machado, coordenadora pedagógica.

WhatsApp Image 2024 03 01 at 14.32.16 WhatsApp Image 2024 03 01 at 14.32.12

Já em Cacequi, o encontro ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Déborah Krebs Conceição, tendo a presença de Marion Brum Pires, diretora da EMEF; e Leticia Mossi Costa, secretária municipal de educação. Após reunião, a equipe foi recebida pela Rádio Três Rios, para divulgação do programa e das inscrições.

SOBRE O CURSO:

A modalidade EJA-EPT é destinada àquelas pessoas - maiores de 15 anos - que não concluíram o ensino fundamental. Através de um Projeto Pedagógico Curricular único, construído coletivamente entre o Campus e o corpo docente das escolas parceiras, os estudantes acessam, de forma integrada, conhecimentos dos anos finais do Ensino Fundamental + conhecimentos técnicos da Educação Profissional Tecnológica. Com duração de 2 anos, os cursos terão carga horária total de 1.600 horas (1.400h de EF + 200 de EPT).

As aulas vão ocorrer na parte da noite, em ambas as escolas. Veja abaixo informações completas sobre cada turma: