Página inicial > São Vicente do Sul > BIT de Inserção Social realiza cerimônia de encerramento das atividades de 2017
Notícias São Vicente do Sul

BIT de Inserção Social realiza cerimônia de encerramento das atividades de 2017

Publicado em Sexta, 15 de Dezembro de 2017, 17h05 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última segunda-feira (11), aconteceu, no Auditório central do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul, o encerramento das atividades anuais do Projeto BIT de Inserção Social, que beneficiou cerca de 180 pessoas, entre crianças e jovens com deficiência.

Na oportunidade, os certificados foram entregues aos participantes do projeto, que vinham das escolas municipais Dr. Aires Cecconi, Eduardo Lutz e Coqueiros, de São Vicente do Sul; a Escola Municipal Cândido José Vaz, de Cacequi; além da APAE de São Vicente do Sul.

Realizado como atividade de extensão do IFFar-SVS, o projeto é coordenado pelos professores Alecson Santos, Alex Marin e Anderson Monteiro, sendo que também conta com a participação de 7 bolsistas e 1 voluntário, todos alunos dos cursos Técnico em Informática e do Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O projeto é desenvolvido de forma que os alunos ministrem cursos na área de informática para frequentadores das APAE's e estudantes das escolas públicas da região. Assim, além dos alunos do campus colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, também se proporcionará aos participantes o desenvolvimento da capacidade de utilização das ferramentas de tecnologia e comunicação da informação.

Ao integrar a educação profissional com a educação básica no contexto de trabalho com tecnologias, o projeto abre possibilidades de refletir sobre o uso dessas tecnologias como ferramenta de trabalho para a construção do saber. Ele também propicia aos docentes das instituições beneficiadas a utilização de tecnologias em suas propostas metodológicas e atividades em salas de aula.

Como resultado, espera-se proporcionar uma sólida formação humana, através da construção da identidade pessoal e profissional daqueles envolvidos no processo, já que o relacionamento com outras pessoas de cultura, idade e classe social diferentes, contribui para a preparação destes seres humanos enquanto sujeitos participantes e preocupados com o bem-estar social.

SAIBA MAIS: Atualmente denominado "Busca Inclusiva Tecnológica de Inserção Social" (BIT DE INSERÇÃO SOCIAL), este projeto de inclusão digital foi iniciado em 2004, por Pedro Chaves da Rocha, à época professor do IFFar-SVS. Além de fornecer oportunidade aos alunos do Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, proporciona também uma nova perspectiva de vida aos frequentadores da APAE e das escolas municipais envolvidas, seus familiares e professores. Nestes anos de atuação, o projeto sempre teve grande procura, bem como o reconhecimento da sua importância junto aos públicos envolvidos. Os resultados alcançados são visíveis no desenvolvimento da aprendizagem e autonomia dos participantes.