Página inicial > São Vicente do Sul > Projeto sobre Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Soja apresenta resultados de monitoramento
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Sexta, 09 de Março de 2018, 16h29 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

No dia 2 de março, última sexta-feira, integrantes do Projeto de Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Soja participaram de Dia de Campo, realizado em São Pedro do Sul, para apresentação dos resultados de monitoramento de insetos-praga das safras 2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018.

Realizado como atividade de extensão e em parceria com a Emater/Ascar, o projeto abrange 25 municípios da Região Central do Estado do Rio Grande do Sul e tem o objetivo de orientar os produtores na identificação das espécies de insetos e o uso correto de agrotóxicos utilizados na cultura da Soja para o controle das pragas.

Em torno de 300 pessoas estiveram presentes no evento, entre produtores rurais, técnicos e estudantes da área de Ciências Agrárias, além de empresas especializadas na área agrícola. A programação contou com quatro estações e uma oficina.

A professora drª Ana Lúcia de Paula Ribeiro, coordenadora do projeto, ministrou a estação sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP), onde apresentou os resultados do monitoramento realizado em 24 propriedades rurais no decorrer de 3 safras através da metodologia do MIP, que leva em conta o nível de dano das pragas e a viabilidade da aplicação de agroquímicos.

Também participaram do evento os estudantes do curso de Bacharelado em Agronomia, Kellen da Silveira Freitas e Francisco Teixeira Rodrigues, do Técnico em Agropecuária, Guilherme Della Giustina; além do coordenador do Eixo dos Recursos Naturais, professor dr Paulo Roberto Cecconi Deon.

De acordo com a profª Ana, a discussão sobre o manejo integrado de pragas na cultura da soja que é possibilitada pelo projeto busca a racionalização do uso de agrotóxicos nos municípios participantes, além de apontar soluções para a implantação do MIP a realidade de campo que contemple os diferentes sistemas de produção e a sustentabilidade do sistema produtivo na cultura da soja.