Página inicial > São Vicente do Sul > Campus é colaborador em projeto do Nexus Pampa
Notícias São Vicente do Sul

Campus é colaborador em projeto do Nexus Pampa

Publicado em Terça, 15 de Mai de 2018, 15h37 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Nos dias 4 e 5 de maio, a professora Rafaela Vendrusculo e o aluno Samer Saldanha, do Curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal Farroupilha -  Campus São Vicente do Sul, participaram do 1º Seminário do Nexus Pampa, realizado na Universidade Federal de Santa Maria.

Ambos irão colaborar com o projeto intitulado Os sistemas de produção pecuários na Bacia do Rio Ibirapuitã e suas relações com água e a energia na produção de alimentos – NEXUS PAMPA. Tal proposta é um dos sete aprovados para o bioma Pampa na Chamada MCTI/CNPq Nº 20/2017 – Nexus II: Pesquisa e Desenvolvimento em Ações Integradas e Sustentáveis para a Garantia da Segurança Hídrica, Energética e Alimentar nos Biomas Pampa, Pantanal e Mata Atlântica.

O objetivo do projeto é verificar e criar cenários decorrentes dos sistemas de produção agropecuários utilizados na bacia do Rio Ibirapuitã. Isso é feito através da quantificação e descrição dos processos de formação do escoamento superficial e a sua associação com a degradação dos solos pela erosão e a degradação dos recursos hídricos pela produção de sedimentos, dos tipos de energia e a sua forma de consumo pelos moradores e pela análise da produção de alimentos e a sua forma de inserção nos mercados consumidores.

Com coordenação geral do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural da UFSM o projeto mobiliza outros programas da UFSM, além de contar com a colaboração de professores, extensionistas e técnicos de muitas outras instituições, como por exemplo: Unipampa, UFRGS, URCAMP, Instituto Federal Sul-rio-grandense e Farroupilha, além da Fundação Maronna, Emater-Ascar/RS, Comitê Bacia Ibicuí/RS e Instituto Rio Grandense do Arroz.

A atividade reuniu representantes das instituições envolvidas para a primeira reunião de alinhamento do trabalho e das etapas seguintes. A próxima atividade está prevista para acontecer no início de agosto e vai servir para o grupo definir os indicadores de sustentabilidade que serão avaliados no projeto.

Fonte informações e imagem: site da UFSM