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Ensino

Programas Educacionais

Publicado em Terça, 12 de Abril de 2016, 16h19 | por Assessoria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IF Farroupilha vem qualificando e complementando suas ações através da implementação de programas educacionais que vem sendo desenvolvidos na instituição. Tendo em vista que um dos objetivos dos Institutos Federais é ministrar em nível de educação superior cursos de licenciatura (BRASIL, 2008), os programas vêm a agregar a essa formação, inserindo os licenciando, desde o início da sua formação, em atividades de iniciação à docência. A partir dos programas educacionais, vêm sendo desenvolvidos na Instituição projetos voltados à melhoria dos cursos de licenciatura e, consequentemente, à formação de professores, como: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE) e Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA). Além destes, a instituição desenvolve atividades dentro do Programa de Educação Tutorial (PET), que é um projeto que visa à melhoria do ensino superior.

O PIBID é um programa externo financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem por 80 finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de docentes em nível superior através da inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação. A possibilidade de iniciação à docência proporciona aos licenciandos oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, enriquecendo seu processo formativo. Concomitantemente, o PIBID tenciona contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira mediante o compartilhamento de experiências entre pibidianos e os professores das escolas de educação básica, no que concerne a mediação didática dos conteúdos e as vivências que permeiam o universo escolar. O PIBID está estruturado em sete Campi da Instituição (Alegrete, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Augusto, São Borja e São Vicente do Sul), nos cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas, Computação, Física, Matemática e Química. Ao todo, são mais de cento e oitenta bolsistas de iniciação à docência que atuam no PIBID, inseridos em escolas de educação básica de nove municípios onde existem Campus ou que estão em sua área de abrangência, envolvendo doze cursos de Licenciatura.

Outro Programa que vem a agregar na formação de professores é o LIFE, também ligado à CAPES, que tem como propósito estruturar laboratórios de formação de educadores numa perspectiva interdisciplinar, buscando incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas. Nesses espaços almeja-se também que sejam elaborados materiais didáticos de caráter interdisciplinar, tendo como ponto de partida o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs). Além disso, os laboratórios têm como propósito desempenhar a função de articuladores dos demais programas educacionais (PIBID, PET e PRODOCÊNCIA), auxiliando nas iniciativas com vistas a melhorar a qualidade do ensino na Educação Básica. A meta principal é utilizar as instalações dos laboratórios para estreitar, ainda mais, os laços entre os docentes das escolas públicas que ficam na área de abrangência dos Campus, realizando capacitações e ministrando oficinas para os alunos das escolas participantes.

O PRODOCÊNCIA é uma ação da CAPES, cuja finalidade é o fomento à inovação e à elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério da Educação Básica, na perspectiva de valorização da carreira docente. O IF Farroupilha teve uma participação no programa no ano de 2010 com o projeto "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Educação Matemática – NEPEM", iniciativa que auxiliou no processo de formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática no Campus de Júlio de Castilhos. Ademais, contribuiu para aprimorar as práticas dos docentes que atuam na rede pública de ensino, desenvolvendo atividades como oficinas, palestras, atividades culturais, construção de jogos e materiais didáticos. Em 2014, a Instituição conseguiu a aprovação do projeto “Rede de formação de professores do IF Farroupilha: consolidando um espaço de formação, estudos e pesquisas nas licenciaturas” que visa à configuração de um processo formativo, voltado à formação dos professores formadores que atuam dos cursos de licenciatura, a fim de qualificar as ações pedagógicas, incidindo, consequentemente, na formação dos futuros professores.  Paralelamente, espera contribuir na formação dos docentes com domínio dos conhecimentos específicos da área da licenciatura, integrados aos conhecimentos de dimensão pedagógica e saberes da atuação docente, superando o modelo de formação que fragmenta e dualiza o currículo entre formação específica e pedagógica. Para isso, objetiva-se a construção e consolidação de uma organização curricular e práticas de ensino que articule os saberes pertinentes à formação de professores, aproximando os conhecimentos teóricos e práticos através da integração da dos cursos superiores de Licenciatura e a educação básica.

Nossa Instituição desenvolve ainda o PET, sendo implementado em dezembro de 2010 junto ao curso de licenciatura de Ciências Biológicas (Grupo PET – Biologia) no Campus de São Vicente do Sul. Conta, atualmente, com uma professora tutora e doze bolsistas que, entre outras atividades, têm colaborado na organização de eventos realizados no Campus, viagens de estudo, participação e publicação em eventos, organização de oficinas destinadas a professores e educandos da educação básica da rede pública do município de São Vicente do Sul, articulando ações que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão. O PET constitui-se em um programa externo ligado ao MEC/SESu que se alicerça, a partir de grupos organizados nos cursos de graduação das instituições de ensino superior (IES) do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Entre seus objetivos, elenca-se o desenvolvimento de atividades acadêmicas, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar, estimulando a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica. O projeto visa, ainda, auxiliar na formação do espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.

Nesse sentido, o IF Farroupilha continuará adotando formas, políticas e estratégias permanentes de incentivo, qualificação, ampliação e desenvolvimento de projetos, buscando garantir e ampliar a participação da Instituição nestes e em outros programas educacionais.

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