Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Pós-Graduação
Início do conteúdo da página
Pesquisa, Pós Graduação E Inovação

Pós-Graduação

Publicado em Quarta, 13 de Abril de 2016, 15h59 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Os cursos e programas de pós-graduação no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) propõe-se a qualificar, especializar e aperfeiçoar profissionais, em especial com vista à formação de recursos humanos aptos à pesquisa, ao desenvolvimento e à aplicação de conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação para o enfrentamento de questões práticas relacionadas à sua atuação profissional.

A organização dos cursos e programas de pós-graduação se dá de acordo com o nível de oferta: lato sensu ou stricto sensu.

A pós-graduação lato sensu compreende cursos de especialização, constituídos por programas de estudo em níveis superiores aos estabelecidos para os cursos de graduação, sendo identificados pelas áreas do conhecimento a que se referem. Os cursos de pós-graduação lato sensu são ofertados nos diferentes campi do IFFar, conforme as áreas de conhecimento contempladas nos cursos de graduação.

Já a pós-graduação stricto sensu compreende cursos de mestrado e doutorado, preferencialmente profissionais, vinculados a programas de pós-graduação. O curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado no Campus Jaguari.

Panorama dos cursos de Pós-Graduação

Acesse aqui.

Cursos em andamento

Confira a relação dos cursos e programas de pós-graduação em andamento no IFFar:

Processo seletivo

Para ingresso nos cursos de pós-graduação do IFFar, os candidatos interessados devem realizar processos seletivos específicos.

Os cursos de pós-graduação lato sensu têm seus processos seletivos regidos por editais com lançamento semestral ou anual. Para saber quais cursos lato sensu estão com processo seletivo aberto clique aqui.

O curso de pós-graduação stricto sensu ProfEPT possui um processo seletivo diferenciado, denominado Exame Nacional de Acesso (ENA). Mais informações sobre o ENA podem ser obtidas no site do ProfEPT.

Para obter mais informações sobre os cursos de pós-graduação do IFFar, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Avaliação e acompanhamento dos cursos e programas de pós-graduação

Buscando-se acompanhar e avaliar permanentemente os cursos e programas de pós-graduação do IFFar, foi criado o Programa Permanente de Avaliação e Acompanhamento da Pós-Graduação. Esse programa visa a manutenção dos padrões de qualidade e excelência dessas ofertas, por meio do mapeamento do impacto dos cursos de pós-graduação e a satisfação dos pós-graduandos com a formação realizada e sua inserção na comunidade local.

Qualificação dos servidores

Além da oferta de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, constituem-se como ações de pós-graduação a realização de parcerias e convênios institucionais para o desenvolvimento de programas de MINTER (Mestrados Interinstitucionais) e DINTER (Doutorados Interinstitucionais), visando a qualificação do quadro de servidores do IFFar com vista à promoção da pós-graduação stricto sensu da própria instituição.

Estas ações são realizadas em parceria com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRDI).

Para maiores informações, entre em contato conosco pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Normativas vigentes

Os cursos e programas de pós-graduação do IFFar são regidos pelas normativas listadas abaixo:

  • Resolução Consup nº 003/2016 (Regulamento do Programa Permanente de Avaliação e Acompanhamento da Pós-Graduação)
  • Resolução Consup nº 025/2019 (Programa Institucional de Incentivo à Qualificação Profissional)
  • Resolução Consup nº 048/2019 (Regulamento para admissão de professor visitante e professor visitante estrangeiro no IFFar)
  • Resolução Consup nº 079/2019 (Programa Institucional de Participação Voluntária em Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação)
  • Resolução Consup nº 066/2020 (Regulamento do Ensino Superior de Pós-Graduação Lato Sensu)
  • Resolução Consup nº 067/2020 (Regulamento do Ensino Superior de Pós-Graduação Stricto Sensu)

Os textos das resoluções podem ser encontrados neste link, bastando informar o número e ano da resolução.

Tutoriais e fluxogramas

Os cursos e programas de pós-graduação do IFFar seguem os seguintes tutoriais e fluxogramas:

PPCs dos cursos de pós-graduação

Fim do conteúdo da página