Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Seminário de Lançamento
Início do conteúdo da página
Notícias do PDI

Seminário de Lançamento

Publicado em Terça, 14 de Novembro de 2017, 19h03 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

IFFar inicia elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2026

O IF Farroupilha deu início à elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2019 a 2026 na tarde do dia 30 de outubro, durante a 4ª Reunião Ordinária do Consup. A atividade se deu de forma interativa, com participação de servidores e alunos de todas as unidades.

O PDI descreve a filosofia de trabalho da instituição, a missão a que se propõe, as diretrizes pedagógicas que orientam as suas ações, a sua estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve e as que pretende desenvolver.

O documento também estabelece objetivos, metas e prioridades institucionais, orientando as ações que o IFFar vai desenvolver durante o período de vigência do PDI. Por esta razão, a reitora do IFFar, professora Carla Comerlato Jardim, ressaltou a necessidade de participação de toda a comunidade acadêmica na elaboração do Plano.

Diferente do PDI atualmente vigente na instituição, que tem um período de duração de 4 anos, o próximo PDI valerá por 8 anos, de 2019 a 2026. Para a professora Carla Jardim, o lançamento da elaboração do PDI é o "início de uma caminhada coletiva para escrever o futuro do IF Farroupilha".

Como exemplo da importância de um planejamento bem elaborado, a reitora do IFFar citou a elevação dos indicadores institucionais desde a elaboração do último PDI. Antes de 2014, o IFFar tinha avaliação 2 no Índice Geral de Cursos, que tem uma nota de 1 a 5. Hoje o IGC do IF Farroupilha é 4.

ec74145a51ae6361a5451a5a9c50cc9b

Lançamento da elaboração do PDI contou com a participação de toda a comunidade acadêmica

A solenidade de lançamento da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFFar para o período de 2019 a 2026 foi transmitida pela WebTV na tarde do dia 30 de outubro. Além da transmissão ao vivo, a comunidade acadêmica também foi convidada a participar e interagir com a apresentação através de uma ferramenta digital.

Mentimeter possibilita que espectadores interajam com uma apresentação através de um smartphone. Um usuário conduz a apresentação e dirige perguntas aos participantes. Os participantes respondem escrevendo ou selecionando palavras. As respostas são reproduzidas em tempo real em uma página que pode ser projetada em um telão, por exemplo. Também são gerados dados, estatísticas e nuvens de palavras que demonstram quais os termos mais digitados ou selecionados pelos espectadores.

Na apresentação, os servidores e alunos do IFFar contribuiram escolhendo termos que deviam integrar a missão, objetivos e prioridades do IFFar. De acordo com a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Nídia Heringer, esta ferramenta será utilizada durante outras etapas de elaboração do PDI nas unidades do IF Farroupilha.

ea10cc2fa86c998c9ca31454701dc30d

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Alameda Santiago do Chile, 195 - Nossa Sra. das Dores - CEP 97050-685 - Santa Maria - Rio Grande do Sul. Telefone: (55) 3218-9800