Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Tecnologia da Informação

Política de Segurança da Informação

Publicado em Segunda, 15 de Fevereiro de 2016, 08h35 | por Super User | Voltar à página anterior

Com frequentes ameaças a integridade da informação, surge a necessidade da criação de uma Política de Segurança da Informação, para viabilizar a implementação efetiva de controles de segurança no Instituto Federal Farroupilha. Para tanto, este processo deve considerar o incentivo à definição destas políticas compreendendo o gerenciamento de riscos, baseando-se em análises quantitativa e qualitativa, análises de custoversus benefício e programas de conscientização da comunidade acadêmica.

A gestão da segurança da informação inicia-se com a definição de políticas, procedimentos, guias e padrões. Essas políticas estão colocadas no mais alto nível de documentação da segurança da informação. 

Os procedimentos contêm os passos detalhados que devem ser seguidos para a execução de tarefas específicas. São ações detalhadas que devem ser seguidas. São considerados como inseridos no mais baixo nível em uma cadeia de políticas. Assim, seu propósito é fornecer os passos detalhados para a implementação das políticas, padrões e guias, também chamados de boas práticas.

 

 Comissão de Elaboração desta Política de Segurança da Informação foi designada pela Portaria nº 537 de 27 de março de 2013, sendo membros da Comissão:

  • Andrew Roberto Lopes Ferreira
  • Heleno Carmo Borges Cabral (Presidente)
  • Thiago Sonnenstrahl

Assim estabelecido, este documento descreve as Políticas de Segurança da Informação no âmbito do Instituto Federal Farroupilha, estando em vigor após sua aprovação pela alta administração. Ele deve ser publicado e comunicado para todos os servidores da Instituição e para as partes externas relevantes. Este documento deve sofrer revisões periódicas, devendo manter-se alinhado com a legislação pertinente, com as normas e padronizações brasileiras e com os objetivos do negócio, para tanto se percebe a necessidade e URGÊNCIA da criação do Comitê Gestor de Segurança da Informação (CGSI), como órgão regulador e decisivo nos tratamentos de incidentes, bem como o Time de Respostas a Incidentes do Instituto Federal Farroupilha (TRIIF-Farroupilha), como órgão de apoio e técnicas forense ao CGSI.

 

Anexos:

Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Rua Esmeralda, 430 - Faixa Nova - Camobi - CEP 97110-767 - Santa Maria - Rio Grande do Sul. Telefone: (55) 3218-9800