Página inicial > Últimas Notícias > Campus Santo Ângelo pesquisa potencial produtivo de forrageiras de inverno e verão
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quarta, 06 de Julho de 2016, 13h16 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Ângelo conduz uma pesquisa para avaliar o potencial produtivo de forrageiras de inverno utilizando diferentes tipos de adubação como meio de aproveitar resíduos da propriedade rural. O projeto faz parte do esforço da unidade em fomentar práticas de ensino, pesquisa e extensão que possam ter validade tanto no campo científico como na prática do agricultor familiar.

Entre os objetivos do projeto também estão a redução de custos de produção e uma maior produção na pecuária leiteira. Forragem é o nome que se dá às plantas utilizadas para alimentar o gado.

O projeto intitulado "Potencial Produtivo de Forrageiras de Inverno e Verão utilizando varáveis de Adubação" tem a participação de quatro alunos do Curso Técnico em Agricutura, técnicos do setor de produção do campus, e professores. É coordenado pelo Técnico em Agropecuária do Campus Santo Ângelo, Ivan Jacson Preuss.

Os resultados do projeto serão divulgados em setembro, em evento aberto à comunidade santo-angelense.

Foto 1

Entenda o projeto - Foram semeadas as parcelas experimentais com as forrageiras azevém hq e potro, aveia branca e preta, centeio, trigo tarumã, ervilhaca, cornichão, trevo vesiculoso e vermelho e alfafa; cultivares de trigo e uma parcela experimental de canola. Serão realizados experimentos com a utilização de ureia, biofertilizantes de esterco bovino, urina de vaca, macerado de tiririca, cálcite /calcário dolomitico, onde se analisará o perfilhamento, potencial de rebrota, massa verde e massa seca.

O projeto possui grande importância para o desenvolvimento regional, já que, segundo o Censo Agropecuário do IBGE de 2006, o município de Santo Ângelo possui um rebanho bovino de 25 mil cabeças de gado, tendo 4700 vacas ordenhadas, produzindo diariamente cerca de 45 mil litros de leite.

Ascom - com informações do Campus Santo Ângelo