Página inicial > Últimas Notícias > Campus Santo Augusto participa de reunião sobre desenvolvimento regional
Notícias IF Farroupilha

Campus Santo Augusto participa de reunião sobre desenvolvimento regional

Publicado em Quarta, 24 de Agosto de 2016, 10h58 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A Diretora Geral, Verlaine Denize Brasil Gerlach, e o Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IF Farroupilha Campus Santo Augusto, Cristiano Nunes dos Santos, participaram  recentemente de uma reunião com a Empresa e-cidades,  contratada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da Região (Corede) Celeiro, para elaborar o planejamento estratégico referente ao período 2015-2030. A empresa, representada na ocasião pelo Diretor e responsável técnico, Carlos Norberto Filipin, vem trabalhando no sentido de diagnosticar potencialidades e fragilidades da região, que possam auxiliar ou inviabilizar situações de desenvolvimento.  Durante a reunião, a ideia foi justamente obter “o olhar do Campus” sobre essas questões, e definir possibilidades do IF Farroupilha-Campus Santo Augusto, de auxiliar no desenvolvimento regional.

Carlos Norberto Filipin apresentou algumas informações já levantadas nos 21 municípios que compõem a região Celeiro, ligadas a questões ambientais,  turismo, arrecadação dos municípios (que é baixa), violência, saúde, precariedade de trechos asfálticos, emigração de jovens para grandes centros,  e a importância das instituições de ensino instaladas nesta área, dentre elas, o Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto, tido como uma das potencialidades para alavancar o desenvolvimento regional.

Neste sentido, a Diretora Verlaine Gerlach mencionou os cursos oferecidos pelo campus, nas áreas técnica, superior e especialização; ressaltando que, a fim de atender as demandas regionais,  a instituição trabalha com quatro eixos tecnológicos: recursos naturais; produção alimentícia; gestão; e informação e comunicação (Técnico em Informática integrado ao ensino médio e Licenciatura em Computação). “ O Instituto tem uma política diferenciada das universidades. Ele foi criado com objetivo de ofertar 50 por cento de ensino técnico integrado; um percentual para as  licenciaturas, e o restante para tecnólogos, bacharelados e outros cursos.  Hoje, além de atender o que a lei determina, o IF Campus Santo Augusto oferta mais de 50 por cento em cursos integrados, duas licenciaturas (em Computação e Ciências Biológicas), e dois “tecnólogos”: Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Agronegócio”.

O DPDI do campus, Cristiano Nunes dos Santos, também falou dos cursos, e explicou que a instituição trabalha com dois focos bem definidos: “cursos de ensino médio e técnicos integrados (Administração, Agropecuária, Alimentos e Informática), com  período integral, manhã e tarde, quando os alunos vêm, almoçam, têm as três refeições no campus. E uma de nossas preocupações em relação aos cursos oferecidos tem sido sempre  no sentido de incentivar a gurizada para quando sair, permanecer na região. E o foco nos quatro cursos superiores, exclusivamente noturnos, que é para atender aquela população que não tem condição de estudar durante o dia, tanto que 50 por cento, ou mais, dos alunos da noite são trabalhadores do comércio de Santo Augusto e região”.  O Campus Santo Augusto também deverá ofertar em breve o Bacharelado em Agronomia. A instituição vem trabalhando para que o curso tenha início no primeiro semestre de 2018.

Quanto ao planejamento que está sendo realizado pela Empresa e-cidades para o Corede - Celeiro, o Diretor Carlos Norberto Filipin esclareceu que tão logo os estudos sejam concluídos, os dados serão apresentados à comunidade.

Ascom Campus Santo Augusto