Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IF Farroupilha vão realizar mobilização na Reitoria - veja programação
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Sexta, 07 de Outubro de 2016, 14h56 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

[Atualizada em 8/10] Cerca de 400 alunos dos campi do IF Farroupilha vão participar de uma mobilização em defesa da educação em Santa Maria nesta segunda-feira (10). Programação inclui panfletagem e caminhada.

A partir das 10h da manhã, os estudantes, junto de professores e servidores da reitoria e dos campi e estudantes da UFSM, vão realizar panfletagem na Faixa Nova, em frente a Reitoria. Ocorrerá trancamento parcial da Faixa. Às 13h, os estudantes devem fazer uma caminhada no centro da cidade. Contando com a participação dos servidores da Reitoria, os estudantes estimam a participação de mais de 500 pessoas.

Os detalhes foram definidos na manhã deste sábado (8), durante o Encontro de Lideranças Estudantis do IF Farroupilha, no campus Panambi, onde também ocorre a VII Mostra de Educação Profissional e Tecnológica (MEPT).

Virão para Santa Maria estudantes dos campi Júlio de Castilhos, São Vicente do Sul, Santo Augusto, Panambi e Frederico Westphalen.

Estudantes de diversas unidades do IF Farroupilha que não participam da manifestação em Santa Maria realizarão atos nas cidades de seus campi [Fim da atualização].

Entenda as mobilizações

Desde o dia 29 de setembro, alunos do IF Farroupilha estão realizando atos em defesa da educação pública e contra o Projeto de Emenda Constitucional 241 (PEC 241), que fixa limites de investimentos, contra a Medida Provisória 746 (MP 746), que reformula o ensino médio e contra o Projeto de Lei 257 (PL 257) que propõe cortes nos direitos trabalhistas.

chuva

Alunos do IF Farroupilha - Campus São Vicente do Sul realizam ato em defesa da educação pública

Às reivindicações citadas anteriormente, somou-se a não inclusão dos Institutos Federais nos resultados por escola do Enem 2015, que fez com que mais de 70 escolas públicas federais desaparecessem do ranking das 100 melhores colocadas quando comparado ao ranking divulgado no ano passado.

O fato causou a indignação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), e de diversos Institutos Federais que publicaram notas públicas de repúdio.

Entre os atos motivados pelos alunos, estão ocupações parciais de prédios dos campi, e manifestações em ruas e estradas de cidades onde o IF Farroupilha possui unidades.

Reitora diz que manifestações são institucionais e "aulas de cidadania"

Durante a 8ª Reunião Ordinária do Codir, relizada na manhã desta sexta-feira (7), em Panambi, a reitora do IF Farroupilha, professora Carla Comerlato Jardim, manifestou-se sobre os recentes atos promovidos pelos alunos.

A professora Carla Jardim afirmou que a movimentação é institucional. "São Institutos do país inteiro mobilizados", disse. Além disso, destacou o valor "altamente pedagógico" das mobilizações realizadas pelos alunos. Segundo ela, as manifestações são "aulas de cidadania".

O diretor geral do campus São Vicente do Sul, Luis Fernando Rosa da Costa, lembrou que a organização do movimento estudantil foi estimulada pela atual gestão do IF Farroupilha, e que este é um momento de crescimento e amadurecimento dos estudantes.

Sobre a não inclusão dos IFs nos resultados do Enem por escola, ela disse que "devemos ter a clareza de que não foi um equívoco, mas uma manobra para desqualificar o ensino público brasileiro". "Vivemos um momento onde se percebe a intecionalidade do governo e da mídia de desqualificar tudo o que é público no país", observou ela. "Por conta disso", concluiu, "os IFs foram excluídos intencionalmente".

De acordo com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o Inep já havia informado que a exclusão dos IFs se deu porque as escolas que ofertam cursos técnicos integrados ao nível médio não faziam mais parte do público-alvo do Enem por Escola. Após intensa manifestação contrária, o Inep anunciou que vai publicar os resultados novamente, desta vez incluindo os IFs.