Página inicial > Últimas Notícias > Residência Pedagógica certifica 83 estudantes do IFFar
Notícias IF Farroupilha

Residência Pedagógica certifica 83 estudantes do IFFar

Publicado em Sexta, 01 de Abril de 2022, 14h48 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Na noite de quarta-feira (30), 83 estudantes dos cursos de Licenciatura em Química, Ciências Biológicas, Matemática e Física dos Campi Panambi, São Borja e São Vicente do Sul concluíram a Residência Pedagógica. A certificação ocorreu através de uma solenidade realizada de forma remota.

certificacaoresidêncianoticia010042022

A Residência pedagógica é um dos programas institucionais desenvolvidos no IFFar em parceria com a Capes, e que visa incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar, de forma ativa, a relação entre teoria e prática profissional docente.

É uma atividade de formação realizada por discentes regularmente matriculados em cursos de licenciatura e aplicada em escolas públicas de educação básica, denominadas escolas-campo. A imersão contempla, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola-campo com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente do Instituto Federal Farroupilha.

O Programa Residência Pedagógica do IFFar é coordenado pela professora Maria Rosangela Ramos. Uma professora de cada campus atuou como coordenadora: Aline Machado Zancaro, do Campus Panambi, Ediane Machado Wollnann, do Campus São Vicente do Sul, e Lucillana de Moraes Silveira, do Campus São Borja. Entre os alunos Residentes, 72 eram bolsistas e 11 voluntários.

Nove escolas estaduais e nove professores atuaram como preceptores:

• Escola Estadual Ensino Médio José de Anchieta – Município de Panambi – Preceptora Professora Cristina Wendland
  • Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire – Município de Panambi –Preceptora Professora Ivania Alci Kich Rohde
  • Escola Estadual Ensino Médio Pindorama – Município de Panambi – Preceptora Professora Lidiane Paula Eickhoff Dallabrida
  • Escola Estadual Técnica Olavo Bilac - Município de São Borja – Preceptora Professora Lissandra Fagundes Freitas de Moura
  • Colégio Estadual Getúlio Vargas – Município de São Borja – Preceptora Professora Tainandre Freitas Molinos
  • Instituto Estadual Padre Francisco Garcia – Município de São Borja – Preceptor Professor Fabiano Andrade Bastos
  • Escola Estadual Nossa Senhora das Vitórias – Município de Cacequi – Preceptora Professora Liliane Marconato
  • Instituto Estadual de Educação Salgado Filho – Município São Francisco de Assis – Preceptora Professora Silvia Salbego Sagrilo
  • Escola Estadual de Ensino Médio São Vicente – Município de São Vicente do Sul – Preceptora Professora Kelen Contessa Pazini

Cada escola recebeu até 10 estudantes residentes do IFFar. A organização do Programa Residência Pedagógica se deu pelo Edital nº 01/2020. O programa teve duração de 18 meses, de outubro de 2020 a 30 de março de 2022.

A solenidade de certificação ocorreu pela internet e teve transmissão ao vivo. A gravação da atividade está disponível neste link.

Secom – com informações da Ascom – Campus Panambi