Página inicial > Últimas Notícias > Aluna do IFFar é finalista na seleção para o Parlamento Juvenil do Mercosul
Notícias IF Farroupilha

Aluna do IFFar é finalista na seleção para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Publicado em Segunda, 17 de Outubro de 2016, 10h16 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A estudante do Instituto Federal Farroupilha Giovana Pertuzzatti Rossatto é uma das selecionadas como representante do estado para concorrer na fase nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul. Giovana está no segundo ano do curso técnico em informática integrado ao Ensino Médio no Campus Frederico Westphalen.

Na pré-seleção estadual, Giovana concorreu com candidatos dos três Institutos Federais do Rio Grande do Sul. Seu projeto, "Brasil Jovem: uma luta pelo protagonismo juvenil", foi selecionado para a fase final, quando  será selecionado um representante nacional entre estudantes de todo o Brasil. A seleção ocorre por meio da votação dos alunos de EM entre 14 a 18 anos, pelo site do PJM

Confira o perfil de Giovana e mais informações sobre o projeto.

As eleições ocorrerão no período de 30 de outubro a 5 de novembro e poderão votar todos os jovens com idade entre 14 e 18 anos, com ou sem vínculo a uma unidade escolar.

Como funciona a seleção:

infografico

Fonte do infográfico: Parlamento Juvenil Mercosul

O que é o Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM)?

O PJM busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

O jovem eleito para representar sua Unidade da Federação e o Brasil no PJM tem mandato de dois anos e, durante esse período, participa ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.

O principal objetivo do projeto é favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Assim, voltados para o tema principal – “O ensino médio que queremos” –, os jovens elaboram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao MERCOSUL.

Com informações enviadas pela Assessoria de Relações Internacionais