Página inicial > Últimas Notícias > Conif reconhece legitimidade da mobilização estudantil contra a PEC 55
Notícias IF Farroupilha

Conif reconhece legitimidade da mobilização estudantil contra a PEC 55

Publicado em Quarta, 16 de Novembro de 2016, 09h51 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Conselho Nacional da Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou nota na última quinta (10) posicionando-se diante das ocupações. Disse ver legitimidade na mobilização, pediu priorização do diálogo e respeito ao patrimônio público e repudiou o uso de força policial.

Estudantes de diversos Institutos Federais, Cefets e Colégio Pedro II - instituições de educação que compõem a Rede Federal - encontram-se mobilizados contra a PEC 241, (agora em votação no Senado, sob a numeração 55), que prevê o teto de gastos e pode gerar a redução de investimento em áreas sociais, como a educação, o PLP 257, que pode alterar direitos trabalhistas, também influenciando servidores públicos, a MP 746, que reformula o ensino médio sem debate prévio com a sociedade, e o PL 867, conhecido como "Escola sem Partido" e que pode cercear a liberdade de expressão dentro da sala de aula. Assim como nas Universidades Federais, diversos prédios administrativos e campi da Rede Federal estão ocupados pelos alunos.

Veja a íntegra da nota publicada pelo Conif neste link.

DSC 0556 Reduzida

Foto: Estudantes do IF Farroupilha fazem manifestação em defesa da educação pública em Santa Maria (10/11)