Página inicial > Últimas Notícias > IFFar promove Mostra Fotográfica Memória em Foco

Lack of access rights - File 'http:/mail.google.com/mail/u/0/'
Notícias IF Farroupilha

IFFar promove Mostra Fotográfica Memória em Foco

Publicado em Quarta, 23 de Novembro de 2016, 10h03 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Mostra Fotográfica "São Borja Missioneira" ficará disponível a comunidade são-borjense de 24 a 27 deste mês, no centro cultural de São Borja.

​Foto: IV Memória em Foco: Filhos de São Borja - autores dessa história.

A VI edição da Mostra Fotográfica Memória em Foco, promovida anualmente pelo Instituto Federal Farroupilha e este ano com apoio do Centro Cultural de São Borja, ocorre de 24 a 27 deste mês, na Estação Férrea, atual Centro Cultural. Com a temática “São Borja Missioneira” a mostra fotográfica apresenta a comunidade de São Borja mais de 40 fotos que retratam um pouco da história e da memória da cultura missioneira local, além da apresentação de artefatos artísticos e registros históricos da cidade de São Borja e da redução jesuítica de São Francisco de Borja, emprestados por pessoas da comunidade. O material foi recolhido através de pesquisas realizadas pela equipe do projeto junto a famílias da comunidade são-borjense.

A abertura ocorre na quinta-feira (24), às 20 horas na Estação Férrea/Centro Cultural. Nos outros dias a mostra fica disponível a comunidade para visitação na sexta-feira e sábado, das 09h às 21h e no domingo, a partir das 16 horas. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

O Memória em Foco é um projeto de extensão do Instituto Federal Farroupilha desenvolvido desde 2011 e tem por objetivo organizar um evento cultural no formato de exposição fotográfica complementada de produção audiovisual e exposição de artefatos artísticos e culturais sobre questões relativas à memória da cidade de São Borja, estimulando a integração entre alunos e comunidade em geral.

Busca-se desde a primeira edição, realizar um evento acessível a todos os tipos de públicos, através de práticas de inclusão social. Neste sentido, após a catalogação do acervo, os estudantes realizaram a adaptação deste material em parceria com o centro de auxílio a pessoa com deficiência proporcionando a confecção de legendas em braille.

De acordo com os organizadores o grande objetivo do Memória em Foco é promover o sentimento de pertencimento da comunidade em relação ao município de São Borja.

Assim foram realizadas diversas visitas aos cidadãos são-borjenses com a finalidade de coletar materiais para a exposição. Os materiais coletados foram organizados e catalogados pelos próprios alunos bolsistas do projeto de extensão, sob orientação dos professores Alexander Machado (IFFar), José Fernando Rodrigues (Centro Cultural) e Flávia Pedron (ex-professora do IFFar).

Mais informações sobre o evento estão disponíveis na página do Memória em Foco no facebook (www.facebook.com/memoriainfoco).

Edições anteriores:

• I Memória em Foco: História Oral: percepções de hospitalidade no município de São Borja
  • II Memória em Foco: Retratos da Cultura Árabe em São Borja
  • III Memória em Foco: Mergulhe nos mistérios do Festival da Barranca