Página inicial > Últimas Notícias > Nova turma do mestrado ProfEPT inicia atividades no Campus Jaguari
Notícias IF Farroupilha

Nova turma do mestrado ProfEPT inicia atividades no Campus Jaguari

Publicado em Quinta, 06 de Abril de 2023, 14h23 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Nos dias 30 e 31 de março, 28 ingressantes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) iniciaram as atividades do curso no Campus Jaguari, polo do ProfEPT no IFFar. Essa é a sexta turma do mestrado em rede: atualmente, o curso é ofertado em 40 polos em todo o país.

profeptlogo notícia15122022

Recepção dos mestrandos

A programação teve início no dia 30, no turno da tarde, quando mestrandos e mestrandas foram recepcionados pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica no IFFar.

Em seguida, eles participaram de uma apresentação do curso e do campus no auditório da unidade, com a presença de docentes e de gestores do Instituto.

Na ocasião, o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Arthur Frantz, fez um breve resgate da história do ProfEPT, que iniciou sua história em 2014, a partir de uma ideia do Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação de ofertar um curso de pós stricto sensu na área de especialidade das instituições da Rede Federal: a educação profissional. "Naquela época, a gente percebia que quem discutia e teorizava a educação profissional eram as universidades. Então, foi uma forma de os IFs e outras instituições da Rede passarem também a discutir".

Assim, o Mestrado Profissional Profept teve a primeira oferta em 2017 - naquele ano, em 14 polos espalhados pelo país; hoje, já são 40, nos 26 estados e no Distrito Federal. Em todos esses, a base curricular é a mesma. "Vocês passam agora a compor uma rede de estudantes, de milhares de estudantes no Brasil inteiro", disse Arthur aos estudantes.

A reitora do IFFar, Nídia Heringer, falou sobre a escolha do Campus Jaguari para sediar as atividades do Programa no IFFar. "Gostaríamos que o mestrado tivesse a cara da Rede Federal". Assim, o elemento fundamental para a decisão, conforme a dirigente, foi a própria lei nº 11.892, de criação dos Institutos Federais, e o princípio de levar oportunidades de formação para o interior. "Ter um mestrado localizado em uma unidade afastada dos grandes centros urbanos tem uma lógica de fortalecer a ideia da interiorização da educação no nosso país”, explicou.

A reitora também destacou a importância do ProfEPT para que a Rede Federal teorize e crie seu próprio escopo de pesquisa e de produções sobre a educação profissional.

Aula inaugural

A aula inaugural do curso foi realizada no dia 30 à noite, em dois momentos. No primeiro, às 18h30, os estudantes assistiram à palestra “O Profept como mestrado profissional em rede: concepções, estrutura e organização”, com a professora Maria Adélia da Costa, coordenadora acadêmica nacional do programa. O segundo momento, às 20h, teve como tema “Vivências, desafios e possibilidades do Profept: trajetória de um egresso”, com o professor William Medeiros, mestre pelo ProfEPT.

No dia seguinte, 31, os estudantes tiveram o primeiro dia da disciplina Bases Conceituais em Educação Profissional e Tecnológica.

Um curso plural

O ingresso no ProfEPT acontece uma vez ao ano, por meio de um processo seletivo nacional. Na última edição, foram ofertadas mais de 1.000 vagas - 28 delas para o polo Jaguari, distribuídas da seguinte forma: 50% para servidores e 50% para o público geral. Para a coordenadora do ProfEPT no IFFar, professora Taniamara Vizzotto Chaves, "o fato de ser o maior programa em rede significa pensar que é o maior do ponto de vista de desenvolver, pesquisar e refletir sobre a educação profissional e tecnológica no Brasil".

Apesar de ser um projeto da Rede Federal, a docente explica que as temáticas discutidas no curso extrapolam os IFs, Cefets e escolas técnicas vinculadas. "Para além de pensar questões focadas no âmbito dos Institutos Federais, também se estende a pensar outras redes de ensino que trabalham com a educação profissional a partir do olhar das vivências que chegam pela comunidade", afirma. Neste ano, assim como nos anteriores, Taniamara conta que a turma é bem heterogênea, com pessoas de diferentes formações.

Os encontros presenciais do Mestrado ProfEPT são realizados quinzenalmente, às quintas (tarde e noite) e às sextas-feiras (manhã e tarde). As disciplinas do curso são ministradas por professores de vários campi do IFFar. Até hoje, 70 egressos de seis turmas já concluíram o curso.

Saiba mais sobre o ProfEPT nesta página.