Página inicial > Últimas Notícias > Curso de fiscalização de contratos administrativos foi realizado em Júlio de Castilhos
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Terça, 06 de Dezembro de 2016, 16h44 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

De 30/11 a 2/12, o Instituto Federal Farroupilha ofertou, no Campus Júlio de Castilhos, o curso de Fiscalização de Contratos Administrativos. A capacitação foi ministrada pelo servidor Jonathan Saidelles Corrêa, Coordenador de Contratos na reitoria, e teve como público-alvo servidores do IFFar interessados em uma abordagem geral sobre o tema, principalmente aqueles que desempenham a função de fiscal de contratos administrativos.

O curso foi ofertado por intermédio do Programa Institucional de Desenvolvimento (PID).

Entre os objetivos do curso, estavam:

• Evidenciar as atribuições e responsabilidades do fiscal de contratos, bem como as consequências das suas ações e omissões;
  • Demonstrar a rotina prática para uma fiscalização eficiente, com intuito de evitar responsabilização pelos órgãos de controle;
  • Socializar o Manual de Gestão e Fiscalização do Instituto Federal Farroupilha, desenvolvido no ano de 2015;
  • Elencar os principais entendimentos e as recomendações do TCU e dos demais órgãos de controle.

Ao total, foram capacitados 25 servidores do Instituto Federal Farroupilha, pertencentes aos campi São Borja, Panambi, Júlio de Castilhos e Jaguari.

Jonathan explicou que a iniciativa faz parte das ações da Direção de Compras, Licitações e Contratos para fomentar o diálogo entre reitoria e os campi do IFFar. Além disso, o curso visa a atender a recomendações do TCU em relação à contínua capacitação daqueles que atuam no acompanhamento de contratos da Administração Pública. Durante o curso, o ministrante reforçou que "configura-se como essencial a capacitação dos agentes envolvidos diretamente no acompanhamento da gestão e fiscalização contratual, haja vista que o desconhecimento de legislações e procedimentos impede que essa atividade seja desempenhada de maneira eficiente".

Para o ano de 2017, estão previstos a oferta de mais cursos na área de Compras, Licitações e Contratos em todos os campi do IF Farroupilha.

Com informações enviadas pela Coordenação de Contratos