Página inicial > Últimas Notícias > IFFar participa da 29ª Feicoop
Notícias IF Farroupilha

IFFar participa da 29ª Feicoop

Publicado em Segunda, 10 de Julho de 2023, 17h13 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar participou da organização e da programação da 29ª Feira Internacional da Economia Solidária (Feicoop), realizada no último fim de semana em Santa Maria. Durante a abertura, a pró-reitora de Extensão do IFFar, professora Angela Marinho, destacou que o evento faz da cidade referência nacional no tema.

angelafeicoop notícia07072023b

Foto: diversas autoridades participam da abertura da 29ª Feicoop (fonte: Reprodução/TV Ovo)

A 29ª edição da Feicoop ocorreu entre os dias 7 e 9 de julho, no Centro de Referência Dom Ivo Lorscheister, em Santa Maria. Como vem realizando nos últimos anos, o IFFar participou da organização e da programação da Feira, além de manter um estande fixo durante todos os dias do evento.

Em 2023, a Feicoop tem como tema “Construindo a Sociedade do Bem Viver: Por uma Ética Planetária”. A Feira é um dos maiores eventos de Economia Solidária da América Latina e ocorre desde 1994. Durante o evento, são expostos e comercializados produtos oriundos de empreendimentos da economia solidária, da agricultura familiar, de agroindústrias familiares, de catadores, povos indígenas, trabalhadores do campo, entre outros. Também ocorrem atividades paralelas, como atividades culturais, cursos, palestras, mesas de debate, entre outras.

A abertura oficial da Feira ocorreu no início da noite de sexta-feira (7), no Palco Principal da Feicoop. A pró-reitora de Extensão do IFFar, professora Angela Marinho, representou a reitora na cerimônia.

Durante sua fala, Angela Marinho disse que a Feicoop faz de Santa Maria referência nos temas da economia solidária e da sustentabilidade. Além disso, destacou que a organização do evento é fruto do trabalho de diversas pessoas e instituições. Entre elas, o IFFar. “Contem com o Instituto Federal Farroupilha. Estamos juntos porque acreditamos na ética, na solidariedade e na justiça social. Que estejamos juntos em favor do povo e de um novo mundo possível”.

angelafeicoop notícia07072023

Foto: Angela Marinho também destacou a presença do IFFar em evento importantes de Santa Maria (fonte: Reprodução/TV Ovo)

A pró-reitora de Extensão também destacou que o IFFar é parceiro de diversos eventos que possam promover a cidade de Santa Maria. Recentemente, o IFFar participou, pela primeira vez, da organização da Feira do Livro de Santa Maria.

Também participaram da abertura da 29ª Feicoop diversas autoridades, incluindo o prefeito e o vice-prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom e Rodrigo Décimo, o coordenador do projeto Esperança/Cooesperança, José Carlos Peranconi, a deputada federal (representando a Câmara dos Deputados) Reginete Bispo, o deputado estadual (representando a Assembleia Legislativa do RS), Valdeci Oliveira, a vereadora de Santa Maria (representando a Câmara Municipal de Vereadores), Luci Tia da Moto, a representante do Ministério da Igualdade Racial, Iêda Leal, e o secretário-adjunto da Secretaria Nacional da Economia Solidária, Vidal de Carvalho Filho.

Feicoop – A 29ª Feira Internacional da Economia Solidária é promovida pelo Projeto Esperança/Cooesperança e Rede Esperança da Arquidiocese de Santa Maria, pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, pela Universidade Federal de Santa Maria, pelo Instituto Federal Farroupilha e outras entidades de apoio. Veja aqui a programação completa do IFFar durante a Feira.