Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes indígenas e quilombolas podem pleitear bolsa do MEC
Notícias IF Farroupilha

Estudantes indígenas e quilombolas podem pleitear bolsa do MEC

Publicado em Quinta, 13 de Julho de 2023, 15h07 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

As inscrições para o Programa Bolsa Permanência (PBP) do Governo Federal estão abertas até o dia 30 de julho (prazo estendido pela Portaria MEC nº 13/2023). O programa prevê a concessão de auxílio financeiro para estudantes indígenas e quilombolas. IFFar também lançou editais de auxílios para estudantes de cursos Proeja e EaD. Confira.

Anexos:

bolsasindígenasequilombolas notícia13072023

De acordo com a Portaria nº 09/2023, que rege a concessão dos auxílios para estudantes indígenas e quilombolas, são 2.278 novas bolsas para atender estudantes matriculados em cursos de graduação presencial ofertados por Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e que já estão inscritos no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP).

As bolsas terão valor de R$ 1.400 e o candidato deve ficar atento, no momento da inscrição, aos documentos solicitados no processo seletivo da bolsa. Para pleitear a bolsa, o estudante quilombola e indígena deve estar matriculado em curso de graduação presencial e não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar de integralização do curso.

Para participar, os estudantes indígenas e quilombolas deverão acessar o site http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso, solicitar acesso ao sistema, preencher corretamente os dados cadastrais, o questionário socioeconômico e anexar a documentação solicitada pelo programa.

Mais explicações sobre os critérios estão disponíveis no Manual de Gestão do Programa, disponível nos anexos desta notícia. No site do MEC também estão disponíveis os critérios para comprovação de estudante indígena e quilombola. Acesse aqui.

O PBP é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e conta com critérios próprios para a seleção de bolsistas, cujos recursos são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento na Educação (FNDE). As condições de acesso e permanência no programa são disciplinadas pela Portaria nº 389, de 09 de maio de 2013 do MEC.

Mais informações podem ser obtidas através do contato da Central de Atendimento do MEC pelo telefone 0800-616161 ou pelo e-mail da Pró-reitoria de Ensino do IFFar (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Auxílio Estudantil do IFFar – durante a última semana, o IFFar publicou dois editais de seleção para concessão de Auxílio Estudantil. O Edital nº 278/2023 seleciona estudantes de cursos Proeja para Concessão de Auxílio Eventual. Já o Edital nº 276/2023 seleciona estudantes de cursos EaD para a concessão do Auxílio Inclusão Digital.

Secom – com informações da Proen e do Ministério da Educação