Página inicial > Últimas Notícias > Campus São Vicente do Sul desenvolve ação de extensão com mulheres padeiras
Notícias IF Farroupilha

Campus São Vicente do Sul desenvolve ação de extensão com mulheres padeiras

Publicado em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 15h17 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Campus São Vicente do Sul, através da Incubadora Social do IFFar (ISIFFar), auxilia um grupo de mulheres padeiras a padronizar e comercializar seus produtos. O projeto foi apresentado durante a 6ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir), realizada nesta quarta-feira (2).

codirprojetopadaria notícia04082023

Foto: padeiras da APPROL realizam produção no Setor de Panificação do Camus São Vicente do Sul

A ação de incubação social é resultado de um acordo de cooperação firmado entre o IFFar e a Associação dos Pequenos Produtores do Loreto (APPROL). No IFFar, o projeto tem o apoio de uma equipe multidisciplinar das áreas de Alimentos, Administração e Gestão Pública do Campus São Vicente do Sul. As atividades também têm a participação da Emater-RS.

A Incubadora Social do IFFar (ISIFFar) tem como objetivo desenvolver ações de incubação de grupos formais ou informais a partir de demandas sociais, visando à geração de trabalho e renda, com base na valorização do saber local e da economia solidária.

Através da incubação, mulheres padeiras da APPROL, que já produziam e comercializavam produtos, utilizam a estrutura e contam com o apoio técnico do IFFar para padronizar e comercializar pães, bolos, biscoitos e outros produtos de panificação.

O IFFar oferece estrutura física e apoio técnico, o que engloba o auxílio na produção, na gestão, no marketing e em questões burocráticas envolvendo a produção e comercialização dos alimentos. A entidade social se beneficia a partir da venda de produtos com registro e produção imediatas sem altos investimentos. Entrando na incubação, portanto, é possível mudar o perfil de produção, em relação à quantidade e a padronização dos produtos desenvolvidos pela agroindústria.

O projeto é coordenado pelo professor do Campus São Vicente do Sul Marcelo Muller. Durante a 6ª Reunião Ordinária do Codir, ele explicou que a cooperação busca oportunizar e auxiliar o desenvolvimento de uma agroindústria a partir da produção realizada pelas padeiras da APPROL. Os produtos já são comercializados, inclusive com rótulos e logomarcas desenvolvidas com o apoio do campus. De acordo com Marcelo Muller, o “carro-chefe” da produção é o pão de batata doce.

O diretor geral do Campus São Vicente do Sul, Deivid Dutra, afirmou que essa atividade exemplifica o impacto efetivo do IFFar nas comunidades onde a instituição atua. Isso demonstra, explicou Devid Dutra, que o IFFar cumpre o que prevê sua lei de criação. Além da oferta de ensino em articulação com a pesquisa e a extensão, os Institutos Federais também devem atuar em prol do desenvolvimento regional.

Codir - A 6ª Reunião Ordinária do Codir ocorreu nesta quarta-feira (2), através de videoconferência. O encontro foi transmitido ao vivo. A gravação está disponível no canal da WebTV no Youtube. Acompanhe nosso site para mais informações sobre a reunião. A pauta completa está disponível neste link.

Desde o ano passado, as reuniões mensais do Codir contam com apresentações de projetos de ensino, pesquisa e extensão no início de sua programação. A atividade serve como forma de divulgar ações institucionais importantes para a comunidade do IFFar.