Página inicial > Últimas Notícias > IFFar terá assento no Conselho Estadual de Economia Solidária
Notícias IF Farroupilha

IFFar terá assento no Conselho Estadual de Economia Solidária

Publicado em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 18h09 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha vai fazer parte do Conselho Estadual de Economia Solidária (Cesol). O Conselho foi reativado no dia 3 de outubro, em reunião realizada na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.

iffarcesol notícia06102023

Foto: a Assembleia Legislativa do RS reinstalou a Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária no dia 27 de setembro

A participação do IFFar no Cesol se dá em razão de a instituição já participar do Fórum Gaúcho de Economia Solidária. O IFFar participa do Conselho como Entidade de Apoio e Fomento. O Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) também ocupará uma vaga.

De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), esta articulação do IFFar junto aos movimentos sociais da economia solidária vem a potencializar as ações referentes à economia circular no território de abrangência da instituição, especialmente no município de Santa Maria e no território abrangido pelo Projeto Geoparque Raízes de Pedra.

“As ações vêm ao encontro das diferentes ações de sustentabilidade defendidas pela Proex em consonância com as diretrizes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, baseadas na Agenda 2030, a fim de contribuir para o alcance de metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Estas agendas são significativas tendo em vista a instalação do Conselho Nacional de Economia Solidária ainda no mês de outubro, em Brasília, como uma iniciativa junto ao Governo Federal”, informou a Pró-Reitoria.

Assembleia Legislativa Reinstala Frente Parlamentar

No dia 27 de setembro, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) reinstalou a Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária. Servidores do IFFar participaram da cerimônia, realizada em Porto Alegre.

De acordo com a Agência de Notícias da Assembleia Legislativa, a Frente tem como objetivos apoiar a implementação de Políticas Públicas em prol fomento das compras públicas com o apoio à comercialização de produtos oriundos da Economia Solidária, a retomada efetiva do Cesol, a aprovação da Política Nacional de Economia Solidária, entre outros.