Página inicial > Últimas Notícias > IFFar vai ofertar novos cursos a partir de 2024
Notícias IF Farroupilha

IFFar vai ofertar novos cursos a partir de 2024

Publicado em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 16h13 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Conselho Superior do IFFar (Consup) realizou sua 4ª Reunião Ordinária nesta quinta-feira (30). Durante o encontro, foram aprovados Projetos Pedagógicos de Cursos técnicos e de graduação. As novas formações poderão ser ofertadas a partir do próximos Processo Seletivo. Confira também outros destaques da reunião.

4ordináriaconsup notícia01122023

Foto: a 4ª Reunião Ordinária do Consup foi realizada de forma presencial, no Auditório da Reitoria do IFFar, em Santa Maria

O Consup realizou sua quarta e última Reunião Ordinária de 2023 de forma presencial, na Reitoria do IFFar, em Santa Maria. Pela manhã, foi realizada uma sessão solene para marcar o início das comemorações dos 15 anos da Rede Federal e do IFFar.

A maior parte da pauta da Reunião Ordinária foi dedicada à aprovação de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC). As novas formações poderão ser ofertadas a partir do Processo Seletivo 2024, com ingresso em 2025. Confira a lista:

• Técnico Integrado em Agropecuária do Campus Santo Ângelo – a unidade já oferece o curso Técnico Integrado em Agricultura, que será substituído pelo novo curso. Com isso, a formação vai abarcar também a produção animal, contemplando demandas profissionais de arranjos produtivos locais;
  • Técnico Subsequente em Redes de Computadores EaD do Campus Alegrete – a proposta do Campus visa a ampliação de vagas oferecidas em cursos do eixo de Comunicação e Informação. A formação em cursos desse eixo, de acordo com a unidade, possui boa demanda na região;
  • Técnico Subsequente em Alimentos EaD do Campus São Vicente do Sul – de acordo com o Campus, há uma diminuição de demanda por cursos técnicos subsequentes oferecidos de forma presencial, principalmente após a pandemia. A oferta de um novo curso à distância visa atrair mais estudantes;
  • Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial do Campus Santa Rosa – a unidade já oferece o curso técnico em Eletromecânica. A oferta da nova formação de nível superior vai aproveitar investimentos já realizados para a oferta do técnico e proporcionar a verticalização da formação na área. De acordo com o Campus, também há uma forte demanda do setor produtivo local por profissionais com essa habilitação;
  • Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Avançado Uruguaiana – será o primeiro curso superior oferecido pela unidade de forma presencial. De acordo com o Campus, os professores que já atuam na unidade podem absorver toda a carga-horária, não sendo necessária a contratação de novos docentes. Em relação à demanda pela formação, Uruguaiana é uma cidade com mais de 100 mil habitantes e que tem apenas a Unipampa com oferta de cursos superiores gratuitos – em áreas diversas daquelas pretendidas pelo Campus Avançado do IFFar;
  • Superior de Licenciatura em Letras – Português e Inglês do Campus Frederico Westphalen – a unidade oferece atualmente um curso de licenciatura presencial (em Matemática). A oferta dialoga com uma das funções das instituições da Rede Federal, que é a de formar professores para a educação básica.

O Campus Avançado Uruguaiana também poderá ofertar o curso superior de Graduação em Administração a partir do próximo processo seletivo. O Consup aprovou a ampliação do prazo para análise dos Projetos de Criação (PCC) e Pedagógico (PPC) do Curso. Ele será tema da primeira reunião do Conselho de 2024.

Entre as demais pautas da 4ª Reunião Ordinária do Consup, também esteve a aprovação da ampliação do percentual orçamentário relativo aos projetos de Ensino. Antes, 1% do orçamento de custeio do IFFar era reservado para essas ações. Agora, será 1,5%. O aumento visa equiparar as bolsas pagas a alunos que participam de projetos de Ensino aos valores das bolsas de Pesquisa e Extensão.

Também foi definido que o Consup terá uma nova reunião extraordinária ainda em 2023 para a definição do calendário de reuniões do próximo ano. A definição dessas datas depende do calendário de reuniões do Conselho Nacional das Instituições da Rede de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Conif). Os encontros do Conif normalmente ocorrem em Brasília, de forma presencial, e exigem a participação da reitora e outros dirigentes do IFFar.

A pauta completa da 4ª Reunião Ordinária do Consup está disponível neste link. Todos os encontros do Conselho Superior do IFFar são transmitidos ao vivo pelo canal da WebTV no Youtube. Confira a gravação completa.

Secom