Página inicial > Últimas Notícias > IFFar firma acordo com municípios para oferta de cursos EJA-EPT
Notícias IF Farroupilha

IFFar firma acordo com municípios para oferta de cursos EJA-EPT

Publicado em Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 17h59 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar assinou Acordos de Cooperação Técnica do Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) com 10 municípios do Rio Grande do Sul. A assinatura dos termos ocorreu no dia 28 de novembro, em Santa Maria, durante o Seminário EJA-EPT IFFar 2023.

seminárioejaept notícia06122023

Foto: evento teve participação das pró-reitoras de Extensão e Ensino e da coordenadora do Programa EJA-EPT do IFFar e do vice-prefeito de Santa Maria (foto: João Alves/ Prefeitura de Santa Maria)

Os acordos foram firmados entre o IFFar e as cidades de Alegrete, Cacequi, Giruá, Ijuí, Júlio de Castilhos, Manoel Viana, Santa Maria, Santa Rosa, São Borja, São Vicente do Sul e o sistema prisional de Júlio de Castilhos. A cooperação possibilita a oferta de cursos na modalidade EJA-EPT pelo IFFar envolvendo os campi Alegrete, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, São Borja e São Vicente do Sul.

A assinatura dos acordos fez parte da programação do Seminário EJA-EPT IFFar 2023, realizado no dia 28 de novembro, no Hotel Itaimbé, em Santa Maria. A pró-reitora de Ensino do IFFar, Patrícia Donicht, explicou que os acordos permitem “ofertar educação à população que não pôde acessá-la no tempo norma, por evasão ou por não residir próximo à escola”. Com os cursos, o IFFar “ressignifica o direito ao acesso à educação”, de acordo com a professora Patrícia Donicht.

A coordenadora do Programa EJA-EPT do IFFar, Cléia Margarete Macedo da Costa Tonin, afirmou que “o propósito é unir forças, trabalhos, equipes e instituições, para o resgate da dignidade e cidadania das pessoas que por algum motivo não puderam concluir os estudos”. “A oportunidade é para todos e trabalhamos para mudar realidades”, finalizou.

O vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo, também esteve presente no evento. Em sua fala, ressaltou a aprovação da lei que concede uma área para o IFFar caso este venha a instalar um campus no município. Saiba mais neste link.

A programação do Seminário EJA-EPT IFFar 2023 também contou com uma palestra com Ester Pillar Grossi, um momento de compartilhamento de experiências de escolas municipais e unidades do IFFar, e uma mesa redonda com a participação da ex-reitora do IFFar Carla Jardim. O evento teve transmissão da WebTV. A gravação está disponível no Youtube, através deste link.

Saiba mais

Secom – com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Maria