Página inicial > Últimas Notícias > IFFar adere ao programa Pé-de-Meia
Notícias IF Farroupilha

IFFar adere ao programa Pé-de-Meia

Publicado em Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 10h57 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFFar vão poder receber auxílio financeiro pelo programa Pé-de-Meia a partir de março deste ano. Inicialmente, receberão os recursos apenas estudantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família.

pédemeia notícia23022024b

Imagem: Ministério da Educação

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Pé-de-Meia é uma política de caráter educacional que tem o objetivo de fortalecer o ensino médio. Com o pagamento de incentivo financeiro a estudantes de baixa renda, visa a redução das taxas de retenção, abandono e a evasão, apoiando a permanência dos estudantes, a inclusão social e o estímulo à mobilidade social.

O diretor de Assistência Estudantil do IFFar, professor Hermes Uberti, destacou que o IFFar foi uma das primeiras instituições a aderir ao programa. Para ele, toda política pública que incentive a permanência e o êxito dos estudantes é sempre “muito bem-vinda”. “Esperamos que os resultados sejam, no mínimo, similares aos que observamos no monitoramento anual entre os estudantes que recebem auxílios do IFFar”, explicou o professor Hermes.

Os dados apurados pela Diretoria de Assistência Estudantil mostram que entre os beneficiários de auxílios estudantis do IFFar, 82% permanecem na instituição e, entre esses, 92% são aprovados ou concluem seus cursos. Os estudantes que passarem a receber o Pé-de-Meia ainda poderão receber auxílios do IFFar e participar de editais de bolsas internos e externos.

Para receber o Pé-de-Meia, os estudantes não vão precisar realizar qualquer tipo de inscrição. As informações relativas aos alunos aptos a receber o Pé-de-Meia serão repassadas diretamente pela equipe da Pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFFar. Os valores serão recebidos em uma conta aberta automaticamente na Caixa Econômica Federal.

É importante destacar que o Pé-de-Meia é um Programa gerido pelo Governo Federal. O MEC disponibilizou canais específicos para os estudantes tirarem suas dúvidas. Acesse aqui.

Saiba mais sobre o Pé-de-Meia

Os estudantes aptos a receber o auxílio são aqueles que estão regularmente inscritos no ensino médio de escolas públicas. No caso do IFFar, são os estudantes que cursam técnicos integrados ao ensino médio. Além disso, os alunos devem ter de 14 a 24 anos e ter a família inscrita no CadÚnico. Em 2024, serão priorizados os estudantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família. De acordo com o MEC, o Programa Pé-de-Meia para o público da Educação de Jovens e Adultos será regulamentado posteriormente.

pédemeia notícia23022024

Imagem: arte produzida pelo MEC detalha valores a serem recebidos pelos estudantes beneficiários do Pé-de-Meia

Confira os valores que os estudantes receberão:

• Incentivo Matrícula: R$200,00 por ano;
  • Incentivo Frequência: R$1.800,00, por ano, distribuído em 9 parcelas – em 2024, o valor será pago em 8 parcelas;
  • Incentivo Conclusão/Poupança: R$1.000,00 por ano concluído;
  • Incentivo Enem: R$200,00 para os estudantes do 3º ano que prestarem o Exame

Os incentivos Matrícula e Frequência poderão ser movimentados mensalmente. Os incentivos de conclusão e Enem somente poderão ser acessados ao concluir o ensino médio. Em 2024, o primeiro pagamento deve ser realizado entre os meses de março e abril.

Além de preencher os requisitos iniciais, para continuar recebendo os pagamentos, os estudantes deverão manter frequência mensal nas aulas de 80% e uma frequência média anual também de 80%. Os estudantes beneficiários do Pé-de-Meia ainda poderão receber recursos de Auxílios Estudantis, concorrer a bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão, e editais externos – os benefícios poderão ser acumulados.

Estudantes do IFFar podem concorrer ao Auxílio Permanência (inscrições até 8/3)