Página inicial > Últimas Notícias > Astronomia é tema de evento promovido pelo IFFar no Santa Maria Tecnoparque
Notícias IF Farroupilha

Astronomia é tema de evento promovido pelo IFFar no Santa Maria Tecnoparque

Publicado em Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 13h42 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Um evento realizado no Santa Maria Tecnoparque, neste sábado (2), vai oferecer palestras, exposições e atrações interativas sobre Astronomia. A atividade, gratuita e aberta ao público, é promovida pelo projeto Bate-Papo Astronômico, ligado ao Tecnoparque, e pelo Clube de Astronomia do IFFar – Campus Santo Ângelo.

ceualemdasestrelas destaquenotícia26022024

O evento denominado Céu Além das Estrelas – Explorando o cosmos com meteoritos e astronomia raiz ocorre no próximo sábado, dia 2 de março, a partir das 13h30, no Santa Maria Tecnoparque, localizado no Distrito Tecnológico Industrial. A programação do evento terá como destaque um bate-papo com as Meteoríticas e uma palestra com Teresinha Souza, do Projeto Mulheres de Estrelas.

As Meteoríticas é um grupo formado por mulheres pesquisadoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além de desenvolver pesquisa na área da Astronomia, elas realizam divulgação científica promovendo palestras e bate-papos. Recentemente, as pesquisadoras foram tema de uma reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a descoberta de um meteorito de quase três quilos em Pernambuco.

O Mulheres de Estrelas é um projeto criado pela professora aposentada Teresinha Souza, da cidade de Rio Paranaíba, em Minas Gerais. Há mais de cinco anos, ela promove palestras e atividades de observação com telescópios em ruas, praças, escolas e outras instituições. Na página do projeto no Instagram, a professora Teresinha explica a sua atuação.

As Meteoríticas e o Mulheres de Estrelas estão realizando uma turnê em diversas cidades brasileiras para realizar divulgação científica através de um projeto com apoio do CNPq. “Estamos falando em mulheres que são referência nacional na ciência e estarão aqui para interagir com o público e tornar uma tarde inesquecível”, destacou Fabrício Colvero, servidor do IFFar e coordenador do projeto Bate-Papo Astronômico, ligado ao Santa Maria Tecnoparque.

A programação do evento conta ainda com uma exposição de meteoritos, atividade de observação solar e um sorteio de brindes. A descrição completa das atividades está disponível neste link e na imagem abaixo. O Céu Além das Estrelas também será realizado na semana seguinte, no dia 9 de março, a partir das 13h30, no Campus Santo Ângelo.

ceualemdasestrelas notícia26022024

Os eventos são promovidos pelo projeto Bate-Papo Astronômico e pelo projeto de extensão do IFFar – Campus Santo Ângelo Clube de Astronomia. Os dois projetos costumam realizar atividades em parcerias e foram tema de reportagem publicada no site do IFFar no ano passado. Confira neste link (a partir do segundo subtítulo).

Secom