Página inicial > Últimas Notícias > IFFar vai coordenar Câmara e Fórum temáticos do Conif
Notícias IF Farroupilha

IFFar vai coordenar Câmara e Fórum temáticos do Conif

Publicado em Quinta, 07 de Março de 2024, 11h26 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A nova gestão do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi empossada nesta terça-feira (5), durante reunião realizada em Brasília. Durante o evento, também foram apresentados os integrantes do Conselho Fiscal e os coordenadores das Câmaras Temáticas.

posseconif notícia07032024

Foto: a reitora do IFFar e o diretor-geral do Campus São Vicente do Sul (os dois à dir.) vão coordenar uma Câmara e um Fórum Temático do Conif

A posse da Gestão 2024 do Conif fez parte da programação da 131ª Reunião Ordinária do Conselho. A nova Diretoria Executiva é presidida pelo reitor do Instituto Federal Goiano (IFG), Elias Monteiro. Também integram a gestão os reitores do Ifal, do Ifam, do IFRJ e do IFRS.

A Diretoria Executiva do Conif tem mandato de um ano e é escolhida através de processo eleitoral. Além desses cinco membros, a estrutura organizacional do Conselho é composta por outros órgãos, entre eles as Câmaras Temáticas, que têm a função de estudar, discutir e propor ações que otimizem e unifiquem as políticas de atuação das instituições da Rede Federal.

A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, vai coordenar a Câmara Temática de Desenvolvimento Institucional. O Conif possui ainda Câmaras Temáticas de Administração, de Educação do Campo, de Ensino, de Extensão, de Pesquisa e Inovação e de Relações Internacionais. Todas elas serão coordenadas por reitoras.

As Câmaras Temáticas do Conif são assessoradas pelos Fóruns Temáticos, compostos por um representante de cada instituição da Rede Federal e responsáveis pelas ações sistêmicas vinculadas a cada tema. Os Fóruns são coordenados por um representante eleito pelos seus pares para o mandato de um ano. Em 2024, o Fórum Temático de Educação do Campo será coordenado pelo diretor-geral do Campus São Vicente do Sul, Deivid Dutra.

Saiba mais

A cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva do Conif teve a participação do coordenador-geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal, Alexandre Vidor, que representou a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). O evento também teve a participação de deputados federais.

Durante a posse, o novo presidente do Conif afirmou que este “será um ano de grandes aprendizados e desafios”. “Nos tornamos responsáveis diretos pelo fortalecimento e integração de toda a Rede Federal”, disse.

A Assessoria de Comunicação do Conif produziu uma pequena entrevista com cada um dos cinco novos membros da Diretoria Executiva do Conif. Confira neste link.

Secom