Página inicial > Últimas Notícias > Seminário reuniu gestores e assessores de ensino do IFFar
Notícias IF Farroupilha

Seminário reuniu gestores e assessores de ensino do IFFar

Publicado em Terça, 21 de Março de 2017, 15h39 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Entre 15 e 16 de março, o Instituto Federal Farroupilha realizou o V Seminário de Formação de Gestores e Assessores de Ensino, no Auditório da Reitoria. No decorrer dos dois dias, por meio de palestras e debates, o seminário se propôs a responder às questões relacionadas ao IFFar e ao contexto geral da educação profissional e tecnológica: “Como estamos?”; “O que temos?”; “Como podemos?”; e “O que faremos?”.

A reitora, Carla Comerlato Jardim, participou da abertura do Seminário e, na ocasião, ressaltou o valor do comprometimento de todos os servidores para o desenvolvimento da instituição. “O Instituto só vai ter a qualidade que a gente quer, o espaço que a gente quer, a importância que a instituição precisa e merece, se cada um de nós assumirmos o lugar para o qual nos propusemos e fizermos isso bem feito para deixarmos nosso legado para o IFFar”.

A primeira palestra, na manhã da quarta-feira, foi realizada pelo professor Sidinei Cruz Sobrinho, que hoje atua no Campus Passo Fundo do IFSul, sob o tema “Panorama em nível nacional sobre educação profissional e tecnológica: como estamos?”.

À tarde, Gustavo Lotici Hennig, Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, apresentou números referentes ao quantitativo de alunos, relação aluno X professor e carga horária docente - todos oriundos de relatórios do Sistec, o sistema de cadastro dos dados da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Na sequência, Édison Brito, pró-reitor de ensino do IFFar, falou sobre o “panorama em nível local sobre planejamento, organização e gestão no/do ensino: o que queremos?”.

Na quinta-feira, a programação foi dividida entre o pró-reitor de administração, Vanderlei Pettenon, com o “panorama em nível institucional sobre planejamento orçamentário: Como podemos?”, e a mesa de debates com o tema “Partilha de experiências de Gestão do/no Ensino no IFFar”, com os professores Analice Marchezan (Campus Santa Rosa); Taniamara Chaves (São Borja) SB, Alessandro Bazzan (Panambi) e Ana Paula Ribeiro (Alegrete).

Por fim, o último turno de atividades teve como proposta a elaboração e a apresentação de metas e ações por meio de duas dinâmicas entre setores.

Saiba mais

O público-alvo presencial do V Seminário de Formação de Gestores e Assessores de Ensino foi composto por servidores das direções e coordenação geral de ensino, assessorias pedagógicas, setores de registros acadêmicos, de ações inclusivas, de assistência estudantil e de educação a distância do IFFar. Os demais interessados na programação do evento puderam acompanhar a transmissão ao vivo pelo site da WebTV.

Édison Brito, pró-reitor de ensino do IFFar, na mesa de abertura do Seminário.

O primeiro palestrante, professor Sidinei Sobrinho, foi pró-reitor do IFFar entre 2013 e 2016.

A reitora Carla Comerlato Jardim destacou a importância do comprometimento das equipes.

Gustavo Lotici Hennig, Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, apresentou dados do IFFar.

Servidores das direções e coordenação geral de ensino, assessorias pedagógicas, setores de registros acadêmicos, de ações inclusivas, de assistência estudantil e de educação a distância do IFFar participaram do seminário.

Mesa de debates fez parte da programação.

O pró-reitor de Administração, Vanderlei Pettenon, foi um dos palestrantes.