Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Centro de Referência de São Gabriel visitam Estância do Vinho em Dom Pedrito
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Sexta, 07 de Abril de 2017, 10h24 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

No dia 1º de abril, os alunos dos cursos técnicos em Agronegócio, Logística e Informática realizaram uma visita de estudos ao Complexo Industrial da Estância do Vinho Guatambu, em Dom Pedrito. O objetivo da viagem foi oportunizar aos alunos dos cursos técnicos a vivência prática do processo de produção e de industrialização da diversidade de produtos agropecuários e das fases de vinificação da empresa.

A atividade foi realizada como parte das aulas teóricas da disciplina de Sistemas Agroindustrias, contribuindo para a formação dos alunos e a vivência dos conteúdos vistos em sala de aula.

Ao conhecer a vinícola, os alunos puderam ter uma visão do que é um sistema agroindustrial dentro do agronegócio, já que puderam visitar os parreirais das diversas variedades de uvas produzidas na estância. Na visita técnica, os alunos puderam conhecer a indústria, o processo da uva desde a colheita até sua transformação em vinhos tintos e branco, além dos espumantes. Puderam entender os processos de fermentação e elaboração dos vinhos, conhecendo todas as etapas produtivas. Além disso, conheceram as etapas de envasamento e rotulagem, conforme a normativa regularizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.  Dessa forma, a visita contribuiu para  o aprendizado sobre a legislação dos produtos, bem como a visualização do funcionamento da indústria do início ao fim, em que foi possível entender o processo industrial, as normativas e legislações vigentes, bem como os custos e remuneração da atividade do agronegócio.