Página inicial > Últimas Notícias > Projeto ensina espanhol e inglês para crianças de Santo Augusto
Notícias IF Farroupilha

Projeto ensina espanhol e inglês para crianças de Santo Augusto

Publicado em Quinta, 27 de Abril de 2017, 08h49 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Campus Santo Augusto iniciou, no dia 19 de abril, as atividades do projeto de extensão “Espanhol e Inglês para crianças da comunidade de Santo Augusto”. Os mais de cem alunos atendidos são  do Ensino Fundamental I da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João e da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto.

As atividades desenvolvidas são elaboradas pelos professores Miquela Piaia e Edevandro Sabino e pelos alunos voluntários dos Cursos Técnicos Integrados ao ensino médio em Administração e Alimentos (Caroline Scherer, Eduardo Grenzel, Gabrieli Martins de Oliveira, Jéssica Silva, Laura Hahn, Liandra Cardoso e Micheli Neukamp). O projeto visa estimular o uso da linguagem para expressar ideias, apropriando-se de vocabulário básico, articulando as estruturas essenciais da língua, a partir de palavras relacionadas à realidade dos alunos; além de desenvolver a pronúncia, entonação, ritmo e fluência.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Miquela, nos tempos atuais é inegável a importância do aprendizado de línguas estrangeiras, pois o domínio dessas línguas exerce influência direta no futuro de grande parte dos jovens brasileiros: os laços dos aprendizes de idiomas são estreitados com as sociedades que os cercam, barreiras são transpostas e o mundo, e toda a sua cultura, ficam ao seu alcance. “Acreditando nessa perspectiva, buscou-se incentivar a oferta de línguas estrangeiras a públicos que antes não tinham acesso, de forma qualitativa e igualitária através do projeto de extensão”.

A professora Miquela destaca ainda que o ensino da Língua Espanhola e Inglesa para alunos em processo de alfabetização busca a inserção das crianças no letramento, sendo capaz de intensificar o desenvolvimento do aluno, aprimorando o campo linguístico, sociocultural e cognitivo, garantindo às crianças a oportunidade de estar em contato com as línguas estrangeiras no período mais propício para sua aprendizagem.

Até novembro, uma vez por mês, os alunos irão se deslocar até as dependências do IFFar - Campus Santo Augusto, onde passarão toda a tarde envolvidos com atividades diversas, com foco na aprendizagem da língua estrangeira em estudo. Buscando ofertar uma educação bilíngue/multilíngue às crianças, o projeto tem como objetivo a igualdade de oportunidades para a inserção na sociedade.

Secom (com colaboração Ascom - Campus Santo Augusto)