Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Gestão de Turismo promove mostra fotográfica em São Borja
Notícias IF Farroupilha

Curso de Gestão de Turismo promove mostra fotográfica em São Borja

Publicado em Quinta, 25 de Mai de 2017, 08h53 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Entre os dias 02 a 19 de junho, o curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFFar-Campus São Borja promove a Mostra Fotográfica "Olhares, lugares: paisagem e cultura em imagem". A mostra busca explorar, por meio das imagens fotográficas, experiências de viagens que relatam a interação do indivíduo com a natureza, estendendo-se para suas dimensões sócio-históricas, patrimoniais, políticas e culturais.

O evento é resultante das ações propostas pelo projeto de ensino “Turismo cultural: perspectivas cinematográficas, imagéticas, musicais e literárias”, que no âmbito da fotografia, buscou desenvolver uma reflexão sobre a importância desse elemento tanto no processo de divulgação de roteiros turísticos, quanto na condição de experiências individuais, nas quais o indivíduo interage com os espaços onde pode se fazer presente.

A abertura da exposição ocorre no dia 02/06, às 19h30, na Biblioteca Apparício Silva Rillo (IFFar), ficando aberta para visitação até o dia 19 de junho, das 8h às 22 horas, de segunda a sexta-feira. A entrada é livre e sem necessidade de agendamento. Serão colocadas para exposição aproximadamente 70 fotografias.

Conforme a curadora da mostra, professora Tatiana Prevedello (IFFar), a proposta central visa pensar a fotografia turística sob um viés que pode ser simultaneamente artístico e reflexivo sobre a paisagem, as pessoas, a arte e a história de um determinado lugar e não meramente o registro imagético que alguém utilizou para registrar a sua presença em locais por onde passou.

“Diante da facilidade que os dias atuais oferecem para alguém operacionalizar recursos tecnológicos na produção de fotos, e com redes wifi que permitem a divulgação instantânea de imagens realizadas em viagens, comportamentos como a obsessão por registrar compulsivamente cada detalhe de um local visitado e a produção de selfies direcionados à postagem em redes sociais, merecem ser redimensionados sob um ângulo ao mesmo tempo crítico e criativo”, disse.

A mostra fotográfica é organizada pela Professora Tatiana Prevedellocom os alunos do primeiro semestre de Gestão de Turismo e apoio da Coordenação do Curso.

banner divulgação