Página inicial > Últimas Notícias > Gentileza é tema de projeto no Campus Santo Ângelo
Notícias IF Farroupilha

Gentileza é tema de projeto no Campus Santo Ângelo

Publicado em Sexta, 02 de Junho de 2017, 09h30 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Desde fevereiro de 2017, o projeto de extensão “Gentileza gera Gentileza” busca promover uma cidadania mais cooperativa, resgatando a boa convivência e a solidariedade no ambiente escolar.

A ideia do projeto foi abraçada pelos alunos da professora Maria Paranhos nas aulas de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual. A primeira ação foi uma atividade de acolhida aos alunos, da qual participaram outros professores de diferentes disciplinas.

Nas turmas ministradas pela professora, a ideia foi ganhando força, mobilizando os alunos. Eles se organizaram em grupos para pensar novas ações, convidar mais pessoas, trabalhando de forma complementar. Dentre as ações desenvolvidas ao longo do projeto, estão a visita ao asilo da cidade, disponibilizando tempo para ouvir e interagir, além de ler para quem já não consegue mais; a visita à creche para cantar, brincar e ler, para que as crianças tenham contato desde cedo com o mundo da literatura e da imaginação; a distribuição de frases de incentivo e otimismo na praça da Catedral; a distribuição de abraços grátis em parques da cidade; a realização de um sarau para alunos dos cursos noturnos; a construção de um canteiro de chás e ervas medicinais no prédio administrativo do campus para que todos possam usufruir e colher; a colocação de mensagens na cantina e o acolhimento e integração dos colegas novos no recreio para que ninguém ficasse sozinho.

imagem noticia

A professora de Artes, Nelcí Kunzler, abraçou a ideia e mobilizou os alunos na organização de instalações pelo campus, fixando envelopes com frases de estímulo nas portas; os alunos vestiram fantasias e distribuíram flores de papel com mensagens de amor e otimismo expressas apenas por mímica.

Se você pensa que os conteúdos curriculares foram deixados de lado, a professora Maria Paranhos responde com tranquilidade: “Pelo contrário, as questões curriculares emergiram de contextos que ampliaram as possibilidades de aprendizagem no entrelaçamento das atividades do projeto”. Os alunos trabalharam em atividades de produção textual ao longo do projeto, como na escrita de e-mails, cartas de apresentação, notícias para solicitar obras de literatura infantil e fazer a divulgação do projeto.

A ideia é manter o projeto até o final do ano, aliando as ações de extensão com os conteúdos estabelecidos no currículo, desenvolvendo nos alunos o espírito de cooperação, o respeito ao próximo, a gentileza e a coletividade, princípios, muitas vezes, esquecidos pela correria do dia-a-dia, pelo domínio das novas tecnologias e por um individualismo característico da modernidade.

imagem noticia 2

Os resultados alcançados trazem esperança sobre as gerações futuras: “Estamos desenvolvendo nos alunos a capacidade, responsabilidade e disponibilidade para realizarem ações de gentileza em diferentes espaços sociais compreendendo conceitos estudados, produzindo materiais e modificando comportamentos cotidianos dentro e fora do espaço escolar, como estratégia para melhoria da convivência na sociedade”, conclui a professora.

Secom -