Página inicial > Últimas Notícias > Produção e extensão são temas de evento na Reitoria
Notícias IF Farroupilha

Produção e extensão são temas de evento na Reitoria

Publicado em Quarta, 07 de Junho de 2017, 13h57 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha promove a 3ª Edição do Curso de Capacitação dos Gestores de Extensão e Produção desta terça (6) até quinta-feira. O evento conta com palestrantes de diferentes instituições do país.

Usar 1

O público alvo do evento são gestores e servidores das áreas de extensão e produção dos campi do IFFar

Na terça-feira de manhã, durante a abertura do evento, a pró-reitora de Extensão do IFFar, professora Raquel Lunardi, falou sobre a importância de se iniciar o debate para fomentar os setores de produção e de serviços do IF Farroupilha. Segundo a pró-reitora, “não se pode pensar na produção apenas como comercialização de excedentes agrícolas”.

Apesar do Curso já estar na sua 3ª edição, é apenas a partir desta que se incluiu o termo Produção em seu título. Esta ação evidencia a importância do tema no âmbito das ações de extensão do IF Farroupilha.

De acordo com a Resolução do Conselho Superior do IFFar (Consup) nº 089/2015, que aprova o regulamento dos Laboratórios de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção (LEPEP), entende-se que a produção diz respeito à realização de atividades educativas relacionadas às práticas profissionais, à pesquisa e/ou à extensão que geram produtos ou serviços.

Um exemplo de atividade produtiva realizada nos campi do IF Farroupilha é a produção de alimentos de origem agropecuária derivados de atividades práticas realizadas em cursos como Agronomia, Tecnologia em Alimentos ou Técnico em Agroindústria.

Também de acordo com a Resolução nº 089/2015, estes produtos e serviços “primeiramente, deverão ser destinados ao atendimento das necessidades internas da instituição e, caso ainda haja excedente, poderão atender ao público externo, conforme diretrizes institucionais”.

Usar 2 editada

Cursos de áreas rurais e de alimentos normalmente dão origem a produtos e serviços (foto: banco de imagens - Campus São Vicente do Sul)

Após a fala de abertura foram realizadas falas sobre os setores de produção nos Institutos Federais. O tema foi discutido pelo Diretor Geral do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – Campus Machado, Carlos Henrique Reinato, e pelo Coordenador Geral de Produção do mesmo campus, Nikolas de Oliveira Amaral.

Para os professores do IF Sul de Minas, a produção é um dos fatores que compõem a identidade dos Institutos Federais e que mais nos diferencia de universidades. Saiba mais sobre estas palestras em nosso site nos próximos dias.

Na quarta-feira, ocorrem palestras e discussões sobre a curricularização da extensão. Veja a programação completa neste link.