Página inicial > Últimas Notícias > Ações alusivas ao meio ambiente são promovidas pelo CR São Gabriel
Notícias IF Farroupilha

Ações alusivas ao meio ambiente são promovidas pelo CR São Gabriel

Publicado em Quinta, 08 de Junho de 2017, 11h36 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Alunos e professores do Curso de Agronegócio do Centro de Referência de São Gabriel vêm desenvolvendo juntamente às escolas e à comunidade o projeto de extensão “Praticando a Educação Ambiental”. O objetivo é propiciar aos discentes, por intermédio de oficinas educativas, espaços de formação em educação ambiental com ações que possam se tornar momentos de reflexão, preparando-os para agirem de forma sustentável em nossa sociedade.

No dia 7 de junho, o público-alvo do projeto foram os alunos do 1º e 3º ano do ensino médio do colégio da Urcamp (Universidade da Região da Campanha). Os participantes tiveram aula prática sobre o cultivo de hortaliças, culminando com a confecção de vasos com ervas medicinais. O material utilizado foi garrafa pet, palito de churrasco, terra e mudas de plantas.

A metodologia do projeto envolve palestra sobre as propriedades medicinais de cada erva, atividade prática sobre horta orgânica, vermicompostagem e recanto das ervas medicinais e confecção de vaso reciclável e plantio das ervas. Além disso, os alunos elaboram uma etiqueta com o nome científico e popular das ervas plantadas e realizam uma pesquisa sobre as propriedades medicinais das ervas estudadas. Por fim, realizam um momento de reflexão sobre como tais ações podem ter continuidades nas escolas e em outros ambientes.