Página inicial > Últimas Notícias > Produção é o diferencial dos IFs, diz diretor de campus do IF Sul de Minas
Notícias IF Farroupilha

Produção é o diferencial dos IFs, diz diretor de campus do IF Sul de Minas

Publicado em Quinta, 08 de Junho de 2017, 13h58 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O diretor geral do campus Machado do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais fez palestra em Santa Maria durante o Curso de Capacitação dos Gestores de Extensão e Produção do IFFar, na última terça-feira (6).

Para Carlos Henrique a produção está relacionada aos campi de origem agrotécnica

O diretor geral do campi Machado disse que a produção está bastante relacionada aos campi de origem agrotécnica

Para Carlos Henrique Reinato, diretor do campus Machado, o grande diferencial dos Institutos Federais são as unidades produtivas. Caso contrário, para ele, os IFs seriam iguais às universidades, mas com diferentes níveis de ensino.

Diversos cursos dos Institutos Federais exigem atividades práticas que acabam dando origem a produtos e serviços. Exemplos disso são as atividades de agroindústria e outros cursos de áreas rurais, que além de originar produtos de origem agropecuária, também podem oferecer diversos serviços à comunidade interna e externa.

Em relação às dificuldades financeiras e diminuição de repasse de recursos às Instituições Federais de Ensino, Carlos Henrique Reinato disse que a solução para a manutenção das atividades produtivas pode estar nas Fundações de Apoio e nas Cooperativas Escolares.

O coordenador geral de Produção do campus Machado do IF Sul de Minas, Nikolas de Oliveira, também fez palestra no Curso. Ele aprofundou o tema da produção nos institutos federais e disse que precisa haver um equilíbrio entre a formação prática e a acadêmica.

Nikolas de Oliveira disse que

Nikolas de Oliveira também disse que os setores produtivos é o que define os IFs

Saiba mais sobre a cooperativa escolar do campus Machado neste link.

Na abertura do evento, a pró-Reitora de Extensão do IFFar destacou a importância do debate destes temas na instituição. Saiba mais aqui.