Página inicial > Últimas Notícias > Servidores e alunos podem pleitear apoio financeiro para projetos cooperados
Notícias IF Farroupilha

Servidores e alunos podem pleitear apoio financeiro para projetos cooperados

Publicado em Sexta, 09 de Junho de 2017, 14h19 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

As propostas aprovadas serão financiadas por recursos do orçamento de inovação do IFFar, um total de cerca de 30 mil reais. Inscrições vão até o dia 19 de junho.

Edital de apoio banner portal cabecalho

Até o dia 19 de junho está aberto o período de submissão de propostas para auxílio financeiro de projetos cooperados de pesquisa aplicada ou de extensão tecnológica que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. O fomento às propostas selecionadas será concedido na forma de apoio financeiro e/ou bolsa incentivo para estudantes do ensino médio, superior ou pós-graduação. A seleção é feita através do Edital nº 191/2017.

Segundo o edital, as propostas devem encaixar-se em uma das seguintes linhas:

• Linha 1: PD&I - projetos cooperados entre o IF Farroupilha e instituições parceiras demandantes, com foco em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação (pd&i), visando à solução de problemas reais do setor produtivo.
  • Linha 2: Extensão Tecnológica - projetos cooperados entre o IF Farroupilha e instituições parceiras demandantes, visando à promoção da melhoria contínua e o aumento da competitividade das empresas, associações ou cooperativas, desenvolvendo ações de diagnóstico, transferência de tecnologia, serviços tecnológicos, propriedade intelectual e prospecção de oportunidades tecnológicas para inovação nos arranjos produtivos sociais e culturais locais.

As propostas devem ser apresentadas na forma de projeto de pesquisa e/ou extensão cadastrados conforme os editais nº 001/2017 (pesquisa) e nº 002/2017 (extensão) até o dia 19 de junho. Como proponentes, cada projeto deve contar com pelo menos um coordenador e um aluno, além de uma instituição parceira demandante. Opcionalmente, também podem ser incluídos colaboradores.

São consideradas instituições parceiras demandantes: empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais (ONG), associações sem fins lucrativos, cooperativas e escolas de ensino fundamental e/ou médio que demandem por soluções de problemas e obrigatoriamente tenham participação (contrapartida) financeira e/ou econômica.

Os projetos inscritos devem prever duração de até 12 meses.