Página inicial > Últimas Notícias > Painel expõe trabalhos de alunos do Campus Santo Augusto nas aulas de português
Notícias IF Farroupilha

Painel expõe trabalhos de alunos do Campus Santo Augusto nas aulas de português

Publicado em Quarta, 28 de Junho de 2017, 15h32 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Não é novidade para os alunos do professor de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literatura do Campus Santo Augusto, Edevandro Sabino, a presença de músicas nas aulas. Segundo ele, a música desenvolve habilidades, curiosidade, imaginação, estimula o aluno a observar, questionar e investigar e, além disso, propicia o entendimento de todo o processo de construção do conhecimento de forma descontraída.

No início do ano, Edevandro realizou um trabalho com os alunos do 1º ano do Curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio. A proposta apresentada para a turma consistia em reescrever a famosa história da música Eduardo e Mônica contada em versos pela Banda Legião Urbana.

Conforme Edevandro, durante a produção desse trabalho, foram destacados os elementos da narrativa como: narrador, tempo, espaço, personagens, entre outros. Além disso, também foi oferecida a oportunidade para que os alunos pudessem mostrar toda a sua criatividade, dando para essa conhecida história outros desfechos tão interessantes quanto o original.

O professor acredita que a música facilita o processo de aprendizagem como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo. “Atividades com música permitem aos alunos conhecerem melhor a si mesmos e também a comunicação com o outro, contribuindo de maneira facilitadora de descontração, como reforço no desenvolvimento linguístico e socioafetivo do aluno”, destaca Edevandro.

Outra atividade interessante foi desenvolvida pelo professor na mesma turma: a produção de pequenas histórias em quadrinhos recontando o descobrimento do Brasil, baseados na Carta de Pero Vaz de Caminha. Com esse trabalho, foi possível desenvolver dois conteúdos em uma mesma atividade: a literatura e o gênero textual.

Para Edevandro, a leitura da Carta de Caminha, por se tratar de um texto antigo e denso, muitas vezes se torna algo cansativo para os estudantes. A atividade foi a maneira encontrada para deixar o conteúdo mais atrativo. A atividade foi realizada em grupos: os estudantes se envolveram com a proposta, e cada grupo retratou um trecho aleatório da Carta. "Foi gratificante acompanhar o engajamento da turma, que além de estudar um conteúdo que contribui para o desenvolvimento e conhecimento cultural, ainda se divertiram com a atividade", afirma o professor.

Os trabalhos sobre a música Eduardo e Mônica e as Histórias em Quadrinhos sobre o descobrimento do Brasil estão expostos em um painel no hall de entrada do campus.

unnamed 5