Página inicial > Últimas Notícias > IFFar encaminha solicitação de patente ao INPI
Notícias IF Farroupilha

IFFar encaminha solicitação de patente ao INPI

Publicado em Terça, 11 de Julho de 2017, 11h42 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar encaminhou ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pedido de obtenção de patente para uma invenção desenvolvida no Campus Alegrete. Trata-se do “secador estacionário de grãos e sementes com sistema de revolvimento”, equipamento de baixo custo que pode contribuir com o processo de secagem de grãos na agricultura familiar.

O trabalho foi desenvolvido no trabalho de conclusão de curso do aluno Maurício Marchezan, do curso de Engenharia Agrícola ofertado pelo IFFar - Campus Alegrete e Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e por meio de projeto de pesquisa do IFFar, cadastrado sob número 043-085/2016, com fomento institucional e bolsa de iniciação científica da Fapergs.

O direito a receber uma patente pode ser buscado nos casos de invenção de uma nova tecnologia, seja para produto ou processo. Também vale para melhorias no uso ou fabricação de objetos de uso prático, como utensílios e ferramentas. A proposta de depósito do pedido foi aprovada pelo Comitê Avaliador para a propriedade Intelectual do IFFar (CAPI).

O que é uma patente?

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Com este direito, o inventor ou o detentor da patente tem o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar a venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente. Fonte: INPI

Detalhes do pedido de patente

Título: SECADOR ESTACIONÁRIO DE GRÃOS COM SISTEMA DE REVOLVIMENTO PARA UTILIZAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR

Inventor(es): Ricardo Tadeu Paraginski (docente campus Alegrete), Maurício Silveira Marchezan, Anderson Ely, Luana Haeberlin, Lanes Beatriz Acosta Jaques

Resumo: A presente invenção descreve um secador estacionário de grãos e método de secagem de grãos. Especificamente, a presente invenção compreende um secador estacionário de grãos e sementes com sistema de revolvimento, sendo um equipamento novo para realização do processo de secagem de grãos na agricultura familiar, pois com um baixo custo para construção, o secador consegue em um curto intervalo de tempo realizar a secagem de grãos de diferentes espécies, mantendo a qualidade do produto final. A presente invenção se situa nos campos da agronomia e engenharia de mecânica.

Potencialidade de comercialização da invenção: A utilização deste produto pode ser realizada por diversos produtores que trabalham em sistemas de agricultura familiar, podendo ser realizada a secagem de diversos produtos, sejam eles destinados a alimentação animal, ou mesmo para a secagem no processo de produção de sementes e, pequena escala.