Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do Campus Santo Augusto ensina química através da literatura e da arte
Notícias IF Farroupilha

Projeto do Campus Santo Augusto ensina química através da literatura e da arte

Publicado em Quinta, 13 de Julho de 2017, 08h56 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Desde o início deste ano, professores de Química do IFFar – Campus Santo Augusto desenvolvem o projeto de ensino “Química, literatura e arte" com as turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio (incluindo o PROEJA).

O projeto tem como objetivo investigar a influência da literatura e arte nos processos de aprendizagem de conteúdos químicos do ensino médio. Para isso, é sugerida aos alunos a leitura da obra “Os botões de Napoleão – as 17 moléculas que mudaram a história”, de autoria de Penny Le Couteur e Jay Burreson.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Marieli da Silva Marques, associada à leitura, será proposta a criação de uma atividade artístico-cultural (filme, peça teatral, esquete, teatro de fantoches, poesia, tirinhas, etc.) como forma de fechamento da investigação, avaliação da experiência vivenciada e reflexão acerca do valor da interdisciplinaridade no ensino de química.

Além de Marieli, participam do projeto os professores de química Carlos Wyrepkowski, Giovana Kafer e Roberta Cristina Novaes dos Reis. Conforme os docentes, as atividades têm como intuito: proporcionar ao aluno a oportunidade de ampliar seu horizonte de conhecimentos, através da prática da leitura; desenvolver o gosto e hábito da leitura; aprimorar a compreensão de várias disciplinas; despertar o interesse pelos conteúdos abordados em sala de aula; incitar a criatividade e o trabalho em grupo; e estimular a discussão de conteúdos estudados, relacionando-os ao meio em que estão inseridos e à sociedade em geral.

Ascom - Campus Santo Augusto

Projeto   (22).JPG