Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa deve cumprir função social dos Institutos Federais
Notícias IF Farroupilha

Pesquisa deve cumprir função social dos Institutos Federais

Publicado em Segunda, 17 de Julho de 2017, 09h49 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Durante a abertura do V Seminário do Pesquisador do IFFar, realizado na última terça-feira (11), a reitora, professora Carla Jardim, disse que a pesquisa realizada em conjunto com a sociedade pode servir para dar respaldo social à instituição.

DSC 0847

Foto: o V Seminário do Pesquisador do IFFar ocorreu no Tecnoparque de Santa Maria e reuniu coordenadores de pesquisa, de projetos e demais pesquisadores da instituição

Para a professora Carla Jardim, torna-se cada vez mais necessário que as atividades de pesquisa desenvolvidas pela instituição se deem através de projetos cooperados com o setor produtivo das regiões onde o Instituto Federal Farroupilha atua.

Ou seja, os projetos devem ser feitos em conjunto com pequenas e médias empresas e a administração pública dos municípios.

Além de ser, nas palavras da professora Carla Jardim, “um dos poucos caminhos que restam”, o desenvolvimento de atividades de pesquisa em conjunto com a sociedade cumpre o papel social dos Institutos Federais, que é, entre outros, colaborar com o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais.

As atividades desenvolvidas de acordo com as características de cada região também servem para dar uma “utilidade social” à instituição, o que não quer dizer que a pesquisa deve ser reduzida a um caráter utilitário.

A instituição não deve se transformar num espaço pautado pelo setor produtivo. Deve, pelo contrário, ajudar a pensar e construir o desenvolvimento regional.

Manutenção dos IFs passa por respaldo da sociedade

No cenário atual de restrição orçamentária enfrentado pelas instituições federais de ensino, o financiamento institucional das atividades de pesquisa e extensão, de acordo com a reitora do IFFar, é uma realidade que deixa de existir. Por isso, a realização de atividades em conjunto com o setor produtivo torna-se tão necessária.

DSC 0842

Foto: a reitora do IF Farroupilha, professora Carla Jardim, fala sobre a relação entre pesquisa e respaldo social

A professora Carla Comerlato Jardim também disse que, no atual cenário, caso o orçamento não seja descontingenciado, a partir do mês de outubro a instituição não tem condições de manter o funcionamento normal.

Neste sentido, o respaldo social torna-se cada vez mais importante. “Se existe uma salvaguarda para a instituição, é o respaldo social”, disse a reitora, “e a sociedade só respalda aquilo que lhe tem utilidade”.

Evento reúne pesquisadores para formação e debate

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Farroupilha, professor Arthur Frantz, explicou que o V Seminário do Pesquisador é um evento formativo que visa aproximar pesquisadores e debater os temas mais importantes do momento.

VSPesquisador1

Foto: para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, as atividades de pesquisa da instituição devem ser desenvolvidas de acordo com os arranjos produtivos locais

Atualmente, existem mais de 350 projetos de pesquisa em andamento no IF Farroupilha. Mas também é preciso se preocupar com a qualidade da pesquisa desenvolvida na instituição. Como desenvolver pesquisa com qualidade em um período de cortes orçamentários foi um dos temas destacados pelo pró-reitor.

Outra questão levantada pelo professor Arthur Frantz, também diz respeito ao reconhecimento social da instituição. Para o pró-reitor, é necessário que a instituição se aproxime dos arranjos produtivos locais.

Dessa forma, o IFFar pode se tornar reconhecido como uma instituição que faz pesquisa e se compromete com o desenvolvimento regional através de parcerias com pequenas empresas e administração pública de pequenos municípios.

VSPesquisador5

Foto: o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS, Eduardo Girotto, (à direita) foi um dos palestrantes do Seminário

Saiba mais sobre o V Seminário do Pesquisador neste link.

Secom