Página inicial > Últimas Notícias > IFFar recebe recebe moção de reconhecimento de Barra do Quaraí
Notícias IF Farroupilha

IFFar recebe recebe moção de reconhecimento de Barra do Quaraí

Publicado em Terça, 18 de Julho de 2017, 10h02 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A Câmara de Vereadores de Barra do Quaraí emitiu uma moção de reconhecimento ao IFFar pela oferta de cursos “de qualidade e gratuitos”. O Instituto mantém um polo de Educação à Distância (EAD) na cidade.

19511219 950078788465287 4093918848817757360 n

Foto: reitora do IF Farroupilha, professora Carla Jardim, recebe moção de reconhecimento (Câmara de Vereadores de Barra do Quaraí)

O texto da moção reconhece o Instituto Federal Farroupilha pela oferta de cursos técnicos e cursos de formação continuada aos professores da rede municipal de ensino, oportunizando à população o acesso à cursos de qualidade e gratuitos, “importantíssimos para o desenvolvimento do município”.

O documento foi entregue no dia 27 de junho, durante uma reunião entre os vereadores e o poder executivo do município de Barra do Quaraí, incluindo o prefeito, com dirigentes do Instituto Federal Farroupilha.

Na ocasião, a reitora do IFFar, professora Carla Jardim, salientou o compromisso da Instituição em atender a necessidade de uma interiorização cada vez maior do ensino.

Também estiveram presentes na reunião a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFFar, professora Nídia Heringer, e o diretor geral do Campus Avançado de Uruguaiana, João Carlos Ribeiro.

Interiorização do ensino é um dos objetivos dos Institutos Federais

O município de Barra do Quaraí tem pouco mais de 4 mil habitantes, sendo a cidade gaúcha mais distante de Porto Alegre, a pouco mais de 700km de distância. A cidade faz fronteira com o Uruguai e a Argentina.

O Instituto Federal Farroupilha mantém um polo de Educação a Distância em Barra do Quaraí na Escola Municipal de Ensino Fundamental 22 de Outubro. Neste ano, abriu seleção para 50 vagas para o curso Técnico em Multimeios Didáticos. O curso faz parte do programa Profuncionário, que visa a formação continuada de professores da Rede Pública.

Alunos realizando o Juramento

Foto: formatura dos alunos do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, em maio deste ano

Em 2015, foram ofertadas 40 vagas para o curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. Em 2016 não foi realizado Processo Seletivo para cursos EAD.

A interiorização do ensino, oportunizando acesso à educação gratuita, pública e de qualidade em regiões distantes dos grandes centros, é uma das marcas e um dos objetivos dos Institutos Federais. Além dos 9 campi e um campus avançado, o IFFar tem cerca de 40 polos de Educação a Distância espalhados pelo interior do Estado.

Os polos de Educação a Distância são locais de referência para alunos, para a comunidade e para a Instituição, onde são desenvolvidas as atividades presenciais dos cursos. Por meio da implantação dos polos, as instituições de ensino podem viabilizar a expansão, a interiorização e a regionalização da oferta de educação pública no país.

EntregaCampanha

Foto: alunos do polo de Barra do Quaraí entregam doações para campanha do agasalho - além da oferta de cursos, a implantação do polo permite a realização de diversas atividades nos municípios

Secom – com informações da Câmara de Vereadores de Barra do Quaraí