Página inicial > Últimas Notícias > Encontro de editores da Rede Federal reúne representantes de todo o país
Notícias IF Farroupilha

Encontro de editores da Rede Federal reúne representantes de todo o país

Publicado em Terça, 18 de Julho de 2017, 10h45 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O II Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal (Enedif) ocorreu nos dias 13 e 14 de julho no campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Os IFs Farroupilha e Sul-Rio-Grandense também participaram da organização.

201761313910572osvaldoemesa

Foto: reitor do IFRS fala durante abertura do II Enedif (Diretoria de Comunicação do IFRS)

Durante a abertura, o reitor do IFRS, Osvaldo Casares Pinto, destacou que eventos como o Enedif mostram a qualidade do trabalho realizado na Rede Federal, fortalecendo-a e estimulando o respeito às instituições em um momento difícil, de cortes no orçamento e iniciativas que desrespeitam a autonomia das instituições.

O reitor do IFRS lembrou do não cumprimento do Plano Nacional de Educação, que previa ampliação de recursos públicos para a educação; e da Emenda Constitucional que congela o orçamento por 20 anos com base no orçamento deste ano.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Farroupilha, professor Arthur Frantz, comemorou o trabalho colaborativo entre as três instituições. Também destacou que só é possível atravessar estes tempos de crise com respaldo da sociedade, que deve conhecer as ações realizadas pelos Institutos Federais. “Nos tornaremos conhecidos dentro e fora da nação quando tivermos respaldo científico”, disse o professor.

O evento, focado nas discussões sobre publicações e criação de editoras nos IFs, abordou bastante a temática da produção de pesquisa, já que a publicação de livros e revistas científicas pode dar respaldo, qualificar e ampliar a produção das instituições.

201761313910572apresenta1

Foto: Grupo Musical do IFRS - Campus Osório apresentou o espetáculo Elas durante a abertura do Enedif (Diretoria de Comunicação do IFRS)

Enedif - O 2º Enedif reúne representantes de editoras, coordenações de publicação, editores e bibliotecários da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e de outras instituições federais de ensino superior interessados em editoração. O objetivo é criar um espaço de discussão sobre os desafios e as perspectivas da produção editorial nas instituições que compõem a rede federal. Mais informações e a programação completa podem ser conferidas no site do evento.

Secom – com informações da Diretoria de Comunicação do IFRS. Acesse aqui o conteúdo original.