Página inicial > Últimas Notícias > Conif publica carta em defesa da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Sexta, 11 de Agosto de 2017, 16h22 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Os dirigentes das 41 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, das quais 38 são Institutos Federais, publicaram um documento em defesa da Rede. A Carta de Santarém solicita à sociedade brasileira apoio à manutenção das condições de trabalho destas instituições.

Anexos:

WhatsApp Image 2017 08 11 at 15.24.12

A Carta de Santarém foi escrita durante reunião ordinária do Conif realizada em Santarém, no Pará.

De acordo com o documento, a atuação destas instituições representa a "garantia de oportunidade para milhares de jovens e trabalhadores que dependem do ingresso na educação pública", "a possibilidade de transferência de conhecimento e tecnologia aos pequenos e médios empresários e agricultores", a oferta de licenciaturas e o desenvolvimento da educação básica e "a qualificação profissional de grupos sociais historicamente excluídos da escola".

A Carta de Santarém também destaca a expansão da Rede Federal como uma das mais bem sucedidas políticas públicas nacionais. Em pouco menos de 10 anos, foram implantadas unidades em todas as regiões e estados do Brasil, permitindo a interiorização do ensino público, gratuito e de qualidade técnico de nível médio e de nível superior.

A solicitação de apoio à sociedade brasileira por parte dos dirigentes das instituições representados pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica vem num momento em que, de acordo com o próprio documento, "a concepção de educação e da natureza pública dessas instituições mostram-se fragilizadas diante de decisões que envolvem corte de recursos e que poderão implicar na precarização e paralisação das atividades em andamento".

Leia a íntegra da Carta de Santarém em PDF no anexo disponível nesta notícia.

O documento foi escrito durante a reunião do Conif realizada nos dias 9 e 10 de agosto em Santarém, no Pará. A reitora do IF Farroupilha, professora Carla Comerlato Jardim, participou das atividades.