Página inicial > Últimas Notícias > Rondonistas encerram atividades em Itapuã do Oeste (RO)
Notícias IF Farroupilha

Rondonistas encerram atividades em Itapuã do Oeste (RO)

Publicado em Quarta, 16 de Agosto de 2017, 13h41 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Oito alunos e dois professores do Instituto Federal Farroupilha estiveram entre os mais de 300 voluntários de 30 instituições de educação superior a participar do Projeto Rondon - Operação Rondônia Cinquentenário neste ano.

De 10 a 21 de julho, em parceria com a Universidade do Vale do Sapucaí (Univas/Minas Gerais), eles desenvolveram atividades ligadas às áreas de comunicação, meio ambiente, tecnologia e produção e trabalho na cidade de Itapuã do Oeste (RO).

Os acadêmicos, dos cursos de Administração, Agronomia, Gestão Pública, Química e Biologia do Campus São Vicente do Sul, foram acompanhados pelos professores Rogério Anése e Henrique Tamiosso Machado.

Segundo o professor Rogério, "o projeto foi plenamente desenvolvido, cumprindo as atividades propostas". No período em que participaram da operação, foram realizadas 33 oficinas relacionadas ao associativismo e empreendedorismo, meio ambiente, hortas escolares e urbanas, projetos de captação de recursos, jogos didáticos para professores, acesso à informação e cidadania e reciclagem de lixo, além de atividades culturais.

Essas ações envolveram aproximadamente 1.200 pessoas - considerados “multiplicadores” do projeto Rondon.

“Para os alunos, foi uma experiência ímpar em conhecer novas realidades, interagindo com a comunidade local, o que contribuiu de maneira significativa para a formação acadêmica e como cidadãos”, acrescentou o docente.

Para Diuliana Nadalon Pereira, acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, “a participação no projeto gerou diversas reflexões quanto à importância de compartilharmos os nossos saberes e principalmente a nos dedicarmos a outras pessoas que não tiveram acesso à educação formal e às mesmas oportunidades sociais.”.

No retorno às aulas, no dia 10 de agosto, os rondonistas tiveram a oportunidade de compartilhar os relatos da experiência com outros acadêmicos, além de receber certificados de participação pela direção Geral, Diretoria de Pesquisa, Extensão e Produção do Campus São Vicente do Sul.

Saiba mais sobre o projeto Rondon.

Com informações enviadas pelo professor Rogério Anése

foto entrega certificados.jpg

Confira notícias anteriores sobre o projeto:

15/12/16 IF Farroupilha vai desenvolver ações sociais em Rondônia pelo Projeto Rondon

14/07/17 - Alunos e professores do IFFar iniciam atividades do projeto Rondon